Se ele nasceu de um ovo e tem sangue frio, é o que menos interessa. O que ele disse ter previsto, em 2015, foi uma pandemia, entre muitas que os sapiens vem enfrentando há 300 mil anos. Só um chute, baseado na lógica de que os adensamentos populacionais desencadeiam crises fitossanitárias, quando avançam para regiões de mata e em biomas intactos.
Eu e você que lemos um pouquinho, não precisamos ser um lagartoide bem sucedido para chegar à conclusão. Todos os vírus e bactérias conhecidos surgiram do contato humano com animais que habitam áreas de floresta. A Aids e o Ebola, apenas para citar dois mais recentes, são endêmicos da África central e estavam lá quietinhos há milênios, antes de nos atingir. As infecções teriam ocorrido através do contato com espécies de macacos que vivem nas bordas de mata fechada.
Talvez esse enigma não seja desvendado integralmente pelos outros países e só os chineses tenham acesso a informações privilegiadas. Afinal o país é imenso e tem áreas consideradas de segurança nacional.
Jornalista, editora e assessora de imprensa. Especializada em transporte, logística e administração de crises na comunicação.