15 de junho de 2024
Tecnologia

Windows 12: Data de lançamento, novidades e rumores

Saiba tudo sobre o Windows 12, a próxima geração do sistema operacional da Microsoft, incluindo a data de lançamento, novos recursos e os diversos rumores a respeito.

Por Vitor Valeri

O Windows 12 está cada vez mais sendo mencionado na mídia, principalmente após a conferência de desenvolvedores Build 2023 da Microsoft, onde foi exibida uma captura de tela com o evento “próxima geração do Windows” no calendário do Outlook, conforme o site WindowsLatest relatou. Isso nso faz acreditar que a atualização do Windows 11 versão 23H2, que deverá ser lançada entre setembro e novembro de 2023, seja a última especial.

Quando o Windows 12 será lançado?

Captura de tela mostrando o possível novo design do Windows 12. Fonte: YouTube (Microsoft Ignite)

Segundo especialistas, o Windows 12 será lançado em 2024. Considerando que as grandes atualizações da Microsoft costumam ocorrer durante o outono nos EUA, acredita-se que o lançamento do Windows 12 ocorra entre setembro e novembro do ano que vem.

Tenha em mente que o Windows 12 ainda não foi revelado oficialmente pela Microsoft, ou seja, ainda não temos uma data de lançamento exata. O ano de 2024 é somente um rumor para a estreia do sistema operacional e existe a chance de a data ser alterada em algum momento. Além disso, o nome “Windows 12” não é uma certeza, pois como não houve o lançamento do Windows 9, pode ser que a Microsoft apelide o SO de outra forma.

Segundo Zac Bowden, um jornalista do WindowsCentral, que conta com um histórico de informações precisas, o Windows 12 será lançado em 2024, de acordo com suas fontes internas da Microsoft. O fato de que a Microsoft costuma lançar uma nova versão de seu sistema operacional a cada 3 anos também corrobora para esse rumor. Se a empresa seguir de fato o cronograma, é provável que teremos o Windows 13 em 2027 e o Windows 14 em 2030.
O Windows 12 também é identificado como “Next Valley”?

Segundo especulações, a Microsoft chama o projeto do Windows 12 de “Next Valley”. Esse nome faz sentido, pois o Windows 11 foi identificado como “Sun Valley”.

O que há de novo no Windows 12?

Durante o evento Microsoft Ignite 2022, a imagem da provável área de trabalho do Windows 12 apareceu. Na época, foi mostrado uma captura de tela com o Microsoft Teams sendo executado na área de trabalho, onde a princípio se observava ter uma aparência semelhante à que vemos no Windows 11. Porém, se olharmos atentamente, iremos notar as seguintes novidades:

  • Uma barra de tarefas flutuante, em vez de uma barra de tarefas de ponta a ponta.
  • Uma caixa de pesquisa flutuante na parte superior da tela.
  • Ícones do sistema (como a bandeja do sistema e ícones de notificação) exibidos no canto superior direito da tela, sobre o fundo da área de trabalho.
  • O clima exibido no canto superior esquerdo da tela, sobre o plano de fundo da área de trabalho.
Captura de tela mostrando o novo design da área de trabalho do Windows 12 durante o Microsoft Ignite 2022. Fonte: YouTube (Microsoft Ignite)

De acordo com os especuladores especializados, a imagem acima mostra um protótipo da interface do Windows 12. Já que a captura de tela acabou “misteriosamente aparecendo” durante as palestras do Microsoft Ignite 2022, acredita-se que há uma grande chance de que realmente seja uma imagem real do Windows 12, onde houve de fato a intenção de atiçar os entusiastas do Windows.

Segundo as fontes da WindowsCentral, a imagem exibida no Ignite 2022 é “uma representação de um design que a Microsoft espera utilizar em uma próxima versão do Windows”. Foi dito também pelos informantes que a empresa está trabalhando no desenvolvimento de um redesign considerável de outros elementos do sistema operacional, incluindo a tela de bloqueio e o centro de notificação.

Acredita-se que a Microsoft está tentando equilibrar as necessidades que se tem ao utilizar dispositivos com tela sensível ao toque com o uso de computadores com mouse e teclado. Além disso, devido às recentes atualizações dos programas de produtividade da Microsoft junto com o Bing e o navegador Edge, especula-se que os desenvolvedores criem uma caixa de pesquisa flutuante com recursos de inteligência artificial baseados na tecnologia do ChatGPT e do novo Bing. Os especialistas também comentam sobre a possibilidade do recurso de busca se comunicar com outros aplicativos instalados em PCs com Windows.

Será necessário pagar para obter o Windows 12?

Se o seu computador já possui uma licença incorporada do Windows 10 ou do Windows 11, é provável que o download e a instalação do Windows 12 sejam gratuitos. Como sabe-se que a prática de atualização gratuita já existe há um bom tempo, acredita-se que a prática continue assim nas próximas gerações do Windows.
Requisitos mínimos para rodar o Windows 12

Se o seu computador não possuir um hardware compatível com o Windows 11, há uma grande probabilidade de ele não ter suporte ao Windows 12 “Next Valley”. Porém, especula-se que a Microsoft torne o Windows 12 mais abrangente que o Windows 11, trazendo uma acessibilidade maior para a próxima geração do seu sistema operacional.

Quando a Microsoft irá encerrar o suporte ao Windows 11?

Especula-se que a Microsoft tenha planos para deixar de oferecer atualizações de segurança para o Windows 11 no final de 2028. Essa data é corroborada pelo fato de que o Windows 10 foi lançado em 2015 e terá seu suporte encerrado no dia 14 de outubro de 2025.

Com o lançamento da atualização do Windows 11 versão 23H2 entre setembro e novembro de 2023, é provável que a Microsoft diminuirá o ritmo de implementações de novos recursos para o sistema operacional. O mesmo ocorreu com o Windows 10 quando o Windows 11 estreou.

Fonte: Oficina da Net

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *