Steven Spurrier – 1941-2021

Escrever uma homenagem póstuma não é uma tarefa fácil, principalmente por fazer referência a uma pessoa que nunca conheci, pessoalmente, mas que o mundo e, principalmente os enófilos, conheciam e reverenciavam.

Foi um dos mais importantes influenciadores no mundo do vinho, usando uma terminologia bem moderna. Seu currículo é impressionante.

Sua vida neste universo dos vinho começou em 1964, num importante comércio de vinhos em Londres, a Christopher & Co. Em 1971 muda-se para a França onde abre sua 1ª loja, a Les Caves de la Madeleine, em Paris. Imaginem o espanto dos sempre nacionalistas franceses quando um inglês vem lhes vender vinhos. Ousado!

Seu 2º empreendimento foi a famosa L’Academie du Vin, um loja/escola em plena capital francesa. Quebrar paradigmas era seu objetivo e sua próxima aventura lhe rendeu fama e prestígio mundial: O Julgamento de Paris, em 1976.

O mundo do vinho nunca mais seria o mesmo!

Se hoje degustamos e apreciamos, tranquilamente, vinhos maravilhosos dos quatro cantos do mundo, devemos a ele que escancarou as portas para um outro grupo de produtores, excelentes, que simplesmente eram ignorados e não tinham condições de enfrentar o terrível paradigma, válido até então, que afirmava: “vinho é francês”.

A carreira de Spurrier abrangeu diversos setores, escreveu livros e artigos para importantes revistas. Foi um dos idealizadores do Decanter World Wine Awards, um dos mais importantes concursos e produziu seu próprio vinho, na Inglaterra, óbvio.

Considerado por todos que desfrutavam de sua amizade como um verdadeiro gentleman, recebeu diversos prêmios, entre eles o Decanter Man of the Year (2017) e alcunhas como “a lenda do vinho”.

Em uma entrevista antiga, declarou que sua maior paixão era ser um comunicador do mundo dos vinhos e que isso lhe trouxe mais do que poderia imaginar.

Foi-se o homem, fica um legado pelo qual teremos que agradecer sempre.

Saúde e bons vinhos!

Foto de abertura:

“Steven Spurrier” por epeigne37 está licenciada sob CC BY-NC-ND 2.0

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *