24 de abril de 2024
Vinhos

Simplesmente Vinho 2024 – Porto, Portugal

Estamos na cidade do Porto, em Portugal, onde participamos de duas grandes feiras de vinhos. Esta foi a primeira.

A “Simplesmente” se define como “um salão ‘off’, manifestação independente e alternativa que reúne vignerons unidos simplesmente pelo vinho. Vinho que respeita a terra e o terroir, a vinha e as uvas, pessoas e tradições. Ao vinho sincero que simplesmente quer ser vinho bebido, apreciado, juntamos Petiscos, Arte e Música. Tudo para partilhar com os bons amigos. Vocês!”

Sempre homenageiam um país. Nesta edição foi a Georgia, hoje considerada como o berço da vinha e do vinho. Ao todo foram 111 expositores, sendo 11 produtores da Georgia, 12 da vizinha Espanha e o restante de Portugal.

A feira não se resume em apresentar vinhos. Há várias outras atividades associadas, como jantares harmonizados por Chefs renomados e leilões solidários de arte e vinhos. Um espetáculo à parte.

Os ingressos custaram 21,00 €/dia, comprados com antecedência. Na entrada fomos devidamente identificados e recebemos uma taça personalizada e o caprichado catálogo. A partir daí, dois salões repletos de vinhos para provar e gente muito interessante para conversar.

Dentro deste espírito, fomos ao encontro de um amigo que não encontrávamos desde 2014, Álvaro Martinho, produtor do Mafarrico, Maquia e outros vinhos.

O reencontro foi muito divertido. Álvaro tem sempre ótimas histórias e lembranças para nos contar, além de deliciosos vinhos.

A feira estava instalada nos salões da antiga Alfandega do Porto, na Ribeira, hoje um centro de convenções. A estrutura, apesar de despojada, era muito confortável e espaçosa, com ótima circulação entre os exibidores.

Cada espaço era demarcado por uma simpática barrica, onde os vinhos eram expostos.

Simplesmente impossível citar todos, ou mesmo os que provamos. Experimentamos desde vinhos clássicos até mirabolantes experimentos (deliciosos) que mesclavam técnicas como as do Jerez para produzir outros tipos de vinhos. Vinhas velhas, Biodinâmicos, Orgânicos, Pet-Nats inacreditáveis, enfim, um pouco de tudo.

Uma feira para ser curtida vagarosamente. Todos os produtores, que abordamos, se esmeraram nas explicações, o que não só nos surpreendeu como tivemos a oportunidade de aprender muito.

Pena que só tínhamos um dia para esta visita. Certamente que, numa próxima ocasião, dedicaremos mais tempo a esta excepcional exibição.

Para saber mais, visitem o site: Simplesmente Vinho

Saúde e bons vinhos!

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *