24 de julho de 2024
Vinhos

Sangria e Clericot para o Natal

Festas de fim de ano, com suas mesas fartas, são ótimas ocasiões para abrirmos aquelas garrafas especiais, belos espumantes, nacionais ou importados. Nada contra, mas no nosso clima tropical, isto é quase uma idiossincrasia.
Lembro, vagamente, de algumas tentativas de abrasileirar a figura do Papai Noel, ou de propor comidas mais leves e refrescantes do que as tradicionais iguarias que compõem a geralmente pesada e encorpada ceia natalina.
Embora o Champanhe e outros espumantes sejam mais agradáveis por serem degustados em temperaturas mais baixas, a profusão de tintos que tentam harmonizar com aves assadas, pernis de suínos ou ovinos, entre outros, é preocupante.
Haja ar condicionado!
Nossos vizinhos sul-americanos e os estados do sul brasileiro costumam celebrar estas datas comemorativas com duas bebidas elaboradas a partir do vinho: a Sangria e o Clericot.
Saborosas, refrescantes e muito fáceis de fazer.
A Sangria, de origem espanhola, é bom conhecida. Seu nome deriva de “sangre”, indicando a coloração desta bebida. Existem diversas receitas, mas alguns ingredientes são básicos: um bom vinho tinto, frutas frescas, e um pouco de destilado.

cle-1-min

Receita básica:
1 – Uma garrafa de um bom vinho tinto (Tempranillo, Garnacha, Merlot). Por favor, vinho de garrafão “suave” é PROIBIDO;
2 – Um limão e uma laranja, cortados em rodelas (pode-se usar o sumo também);
3 – Uma ou duas colheres de açúcar;
4 – Uma dose de um bom destilado (conhaque, cachaça, etc…);
5 – Dois copos de Club Soda, Soda Limonada, água tônica ou mesmo um espumante, para finalizar.
Outras frutas podem ser acrescentadas: maçã, pera, pêssego, kiwi, morango. Há quem use especiarias como canela, cravo e noz moscada.
Preparo:
Numa jarra de vidro coloque as frutas. Esprema, com a ajuda de um soquete ou colher, as frutas cítricas liberando o seu suco. Cubra com o açúcar e o destilado, deixando macerar por algumas horas em local fresco.
Adicione o vinho tinto e deixe macerar mais um pouco, desta vez, dentro da geladeira.
Na hora de servir, acrescente a soda ou o espumante. Misture levemente e sirva em taças decoradas com as frutas.

cle-2-min

O Clericot, uma variante branca da sangria, é muito apreciada na Argentina e no Uruguai. Em Punta de Leste é a bebida padrão do verão.
Sua origem é bastante discutida e teria raízes no tradicional Ponche. Uma das explicações mais aceitas é a que Clericot seria uma adaptação de Claret Cup, um drinque inventado pelos colonizadores ingleses, na Índia.
Esta bebida era apenas uma taça de Bordeaux (Clarete), acrescida de abacaxi picado e gelo. Chegou na América do Sul pelas mãos dos espanhóis, já na versão elaborada com vinho branco ou espumante, tipicamente um Cava.
Receita básica:
1 – Uma garrafa de um bom vinho branco ou espumante, gelado. Torrontés seria perfeito;
2 – Diversas frutas picadas e sem sementes, como numa salada de frutas (maçã, pêssego, kiwi, frutas vermelhas, pera, abacaxi)
3 – Uma fruta cítrica, tangerina, em gomos, é a mais comum, mas pode ser uma laranja lima ou limão siciliano em rodelas;
4 – Uma dose de Licor Cointreau ou Grand Marnier. Outras opções válidas são conhaque, sherry ou a nossa pinga.
5 – 1 ou 2 colheres de açúcar;
6 – Um copo de Club Soda ou Soda Limonada;
Uma lenda sugere que não se use melancia, traria risco de morte. Então vamos respeitar. Outras frutas possíveis: manga, uvas cortadas e sem caroços.
Preparo:
Numa jarra de vidro, coloque as frutas picadas, o licor e/ou destilado e o açúcar. Deixe macerar por algum tempo, dentro da geladeira.
Acrescente o vinho ou espumante e a soda. Abuse do gelo em cubos e mexa tudo suavemente.
Sirva num copo alto, com gelo e decore com alguns pedaços de fruta.
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: perfeito para o Clericot.
cle-3-minCava Castell de Calders Brut Nature – $
Aromas agradáveis e complexos típicos de seus 18 meses de maturação em garrafa, apresentando nuances de frutas maduras e flores. Na boca é muito agradável, com ataque fresco, elegante, equilibrado e com boa persistência.
Compre no Vinho Site: www.vinhosite.com.br
legenda
 
 
 
 
 

clubenov16

 

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *