7 de julho de 2022
Vinhos

Respirar, Decantar, Aerar

Vinho tem vida e precisa respirar.

Este processo começa ao se tirar a rolha ou desenroscar a tampa de uma garrafa. Deixar o vinho respirar é uma das primeiras regrinhas que aprendemos quando mergulhamos neste universo.
Esta é, também, a razão pela qual todos os enófilos agitam suavemente suas taças ao serem servidos, numa tentativa de incorporar mais ar, oxidando ligeiramente o vinho, de forma a liberar mais aromas e sabores.
Encontra-se em muitos rótulos a recomendação de abrir o vinho com antecedência, antes de consumi-lo, mas raramente é indicado um tempo, que pode variar de 20 minutos até mais de 24 horas.
Um dos problemas é a pequena dimensão da boca de uma garrafa. Muito pouco ar passa por ali, o que demanda mais tempo antes que algum efeito prático aconteça, como suavizar os taninos ou “abrir” o vinho como preferem os profissionais. Este termo é repleto de referências, pois o vinho estava realmente “fechado” dentro da garrafa. Pensem nisto…
Um dos recursos mais antigos para acelerar a aeração de um vinho é utilizar um decantador, originalmente pensado para separar os sedimentos encontrados em vinhos envelhecidos. A técnica rapidamente passou a ser utilizada para melhorar a qualidade dos vinhos jovens, com muito sucesso.
Isto sugere que alguns tipos de vinho se beneficiam mais do que outros. Vinhos brancos, por exemplo, não ganham nada, e os espumantes perdem o seu perlage. Em compensação, um jovem Cabernet ou outra cepa que se caracteriza por taninos acentuados tem tudo a ganhar com uma decantação bem realizada.
Alguns vinhos, já mais maduros, como um Bordeaux clássico, passam por uma dupla decantação, processo que consiste em decantar para a jarra e depois retornar para a garrafa. Com isto se garante uma ótima aeração e a redução de uma eventual borra.
Para aqueles que ainda não possuem um decantador, uma boa taça, tipo Bordalesa, grande e bojuda, pode muito bem, em doses pequenas, fazer o mesmo papel da jarra decantadora.
A modernidade criou vários dispositivos aeradores que, além de práticos, resolvem muito bem o problema sem, entretanto, agir como separador de sólidos, embora alguns modelos, recentes, disponham de uma pequena tela que retém resíduos de rolha ou outros corpos em suspensão.
Existem uma centena deles, cada um com uma bossa ligeiramente diferente do outro. A maioria se baseia no efeito Venturi que acontece quando um líquido passa por um estreitamento, num tubo, criando condições que aumentam a sua velocidade, diminui a pressão e permite, por sucção, a introdução de ar.
Parece complicado, mas é apenas teoria. Os aeradores são pequenos, práticos e se adaptam na garrafa, servindo inclusive como corta pingos.
Uma das mais recentes novidades, honestamente, um brinquedo de luxo, é o Vélv (http://velvwine.com/), à venda apenas nos EUA. Trata-se de um injetor de oxigênio 100% puro, através de cápsulas que são vendidas separadamente. Alegam que o disposto é capaz de transforma um vinho ruim em um “grande vinho”.

Too good to be true! Diriam os americanos.
Eu fico com São Tomé: Ver para crer.
Vinho da Semana: um excelente vinho da região do rio Ródano.
Domaine du Petit Romain 2014 – $$
Corte das uvas Syrah e Garnacha, apresenta cor rubi escuro e brilhante. Aroma com intensa fruta vermelha acompanhada por toques de canela e especiarias. Em boca é estruturado, marcante, equilibrado, com boa fruta e final persistente lembrando notas de baunilha e pimenta.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br

 
 
 
 

EVENTOS:
Para os leitores de Belo Horizonte, o nosso parceiro, Casa Rio Verde/Vinho Site/Vinho Clube, está com uma ótima programação de cursos:
Datas: de 3 a 5 de abril e de 18 a 20 de abril.
Carga Horária: 9 horas aula divididas em 3 dias, das 19 às 22h.
(*) Turma intensiva no sábado, 29 de abril, das 9h às 19h.
Ementa: tipos de uva, regiões produtoras e dicas de harmonização. Na parte prática, são degustados 12 rótulos, cada um de um estilo de vinho.
Local: Casa Rio Verde – Praça Marília de Dirceu, 104 – Lourdes
Valor do investimento: R$ 325 por pessoa (capacidade 18 pessoas) – sócios do VinhoClube da Casa Rio Verde têm 30% de desconto
Inscrições e informações: www.vinhosite.com.br/vinhos/curso
Telefone: 31-3116-2300

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.