21 de maio de 2022
Vinhos

Qual é a sua taça?

Tão importantes quanto o vinho, as taças são indispensáveis para o sucesso de uma boa degustação. Tradicionalmente três tipos são usados: espumantes, tintos e brancos

As taças utilizadas para os vinhos espumantes são as que passaram por maiores transformações. As mais tradicionais eram as do tipo Coupe (foto), hoje mais usadas para servir outros coquetéis. Há inclusive uma lenda que este formato original teria sido moldado nos seios de Madame Pompadour ou de Marie Antoinette…

Hoje as taças mais usadas são as “Flutes”. Lentamente estão mudando para as “Tulipes” e já houve quem propusesse aberrações como a da foto a seguir, estilo “betoneira”.

Este pequeno universo não para por aí. Um dos maiores fabricantes de taças de cristal tem como seu principal apelo de vendas a ideia de elaborar um formato para cada tipo de vinho produzido. Quem já assistiu uma de suas apresentações sai convencido. Mas, convenhamos: é preciso muito espaço para guardar tudo isto, sem falar no investimento.

A função da taça é meio óbvia: prover um meio, confortável, de se degustar o vinho. Com a evolução da qualidade nas diversas formas de vinificação, tornou-se muito importante que a transparência seja absoluta, o cristal deve ser o mais plano possível para não introduzir deformações no momento de avaliar a coloração e o “bojo” tenha a capacidade de reter os importantes aromas. No caso dos espumantes, a discussão toda recai sobre o “perlage” e sua permanência.

Para as degustações técnicas, geralmente feita por enólogos, críticos e jornalistas avaliadores de vinhos, foi desenvolvida uma prática taça padronizada, conhecida como ISO.

A partir desta ideia, surgiu a “Taça Universal”, que serve para qualquer tipo de vinho, inclusive generosos como Porto, Xerez e de colheita tardia. Seu tamanho fica entre o das taças tradicionais para vinhos tintos e brancos.

Cada fabricante vai dar o seu toque no design final. As fotos que escolhemos são da Zalto, austríaca, considerada como uma das melhores. Seu formato de linhas quase retas é muito elegante.

Agora é só vocês escolherem suas taças.

Saúde e bons vinhos!

Créditos:

Foto de abertura por Nick Fewings no Unsplash

Taças Zalto: https://www.zalto.co.uk/

Taça ISO: https://alwaysfinaltouch.com/products/wgt406

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.