21 de abril de 2024
Vinhos

Qual a sua lista de vinhos para Natal e Ano Novo?

Enófilos, de boa cepa, adoram escolher estas datas para abrir seus melhores vinhos. Nem sempre os convidados estão à altura das preciosidades que serão servidas, o que pode gerar uma grande frustração por parte do anfitrião.

Além de serem ocasiões muito especiais, as ceias de Natal ou de Ano Novo têm características próprias, como troca de presentes ou aquele desejo de ter um ano melhor que o anterior, resultando que vinhos e alimentos quase não sejam tão importantes quanto se imagina.

É muito desapontamento abrir aquela garrafa guardada com tanto zelo e carinho e nenhum dos convivas tecer comentários emocionados sobre o que está degustando. Pior, podem reclamar…

Esta seleção de vinhos tem que ser feita com muito critério, vários fatores terão que ser levados em consideração.

– Qualidade ou custo?

Este é um ponto chave. Estas reuniões tendem a ser longas, com numerosos convidados e as quantidades de bebidas consumidas podem extrapolar qualquer orçamento.

Espumantes são obrigatórios. Mas não precisa ser um Champagne. Temos excelentes produtos nacionais, com preços mais que aceitáveis. Também não precisa ser aquela manjada “Cidra”.

O serviço pode ser feito durante toda a festa ou apenas num brinde. Calculem 2 a 3 pessoas por garrafa, no primeiro caso, ou 8 pessoas no segundo.

– Harmonizando

Harmonizar com o cardápio também é importante. Há uma certa tendência para os brancos e rosados. Vinhos tintos leves e frutados são boa opção. Saladas, tender, bacalhau e aves são as presenças mais comuns. O nosso clima tropical também pede vinhos menos encorpados e mais frescos.

Pinot Grigio, Sauvignon Blanc e Chardonnay que não passou por madeira são opções ideais. Tintos como Pinot Noir, Barbera e Gamay (Beaujolais) são aceitáveis. Devem ser servidos entre 6 graus (brancos) e 12 graus (tintos).

Calculem 1 garrafa para até 4 pessoas.

Vinhos que possam ser comprados por até R$ 90,00, por garrafa, são a melhor opção. Podemos gastar um pouco mais nos espumantes. Brut, por favor.

– A garrafa especial

Muitas vezes sonhamos com uma oportunidade para desarrolhar e compartilhar um de nossos melhores vinhos. Para dar certo, é preciso fazer algum planejamento e avaliação.

O primeiro ponto são os convidados: quantos e quem são.

Baseado no cálculo acima, com uma única garrafa especial só vamos oferecer uma taça para 8 pessoas ou 2 taças para 4 pessoas, e acabou…

Pensem nisto antes de decidir.

Como é bastante comum que as pessoas se dividam em grupos, muitos enófilos separam uma ou duas garrafas especiais que serão degustadas “en petit comité”. Se alguém, de outro grupo, reclamar desta exclusividade, convide-o para provar ou leve tudo para a brincadeira com uma tirada como “este é o vinho da diretoria”.

– Para a sobremesa

Não é um hábito consolidado no nosso país, mas servir um vinho doce para acompanhar a sobremesa, neste caso, sobremesas, é simplesmente delicioso.

Há muitas e boas opções entre vinhos nacionais e sul-americanos. Os chamados Late Harvest (colheita tardia) são perfeitos para a “farandole” dos doces tradicionais desta época.

Mas há um que se destaca.

Vem de Portugal e, assim como aquela garrafa toda especial, pode, sozinho, demonstrar todo o bom gosto e conhecimento do anfitrião: Vinho do Porto!

Com rabanadas, é uma experiência inesquecível.

Não precisa ser um vintage. Um bom Ruby ou um LBV são perfeitos.

Os vinhos de sobremesa devem ser servidos refrescados.

Saúde, bons vinhos e ótimas comemorações!

CRÉDITOS: Imagem de Freepik

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    2 Comentários

    • Claudio 18 de dezembro de 2023

      Adorei o post… dicas maravilhosas. Já achei o que queria comprar… valeu mesmo…
      abraço
      Claudio

      • Tuty Pinheiro 18 de dezembro de 2023

        Agradeço seu comentário e fico feliz por ter ajudado na escolha.
        Feliz Natal e ótimo Ano Novo!
        Tuty

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *