Portugal 2021 – resumo da 4a semana

Estamos na Espanha explorando a Galícia, Astúrias e o País Basco. Nosso passeio começou no sábado 25/09. Viajamos de carro até La Coruña. Passeamos e almoçamos no restaurante O’ Secreto, uma simpática taberna onde desfrutamos algumas das delícias gastronômicas desta região: presunto, as famosas croquetas, peixes e frutos do mar. 

A próxima parada foi Santiago de Compostela, já no fim da tarde. Domingo fomos assistir o movimento dos peregrinos na catedral. Como este é um Ano Jubilar, abre-se a Porta Santa, permitindo a visitação direta ao túmulo do Apóstolo: obrigatório! 

O almoço foi no mercado La Galiciana. São vários quiosques, cada um com sua especialidade. Um show de sabores. Depois de várias entradinhas, pedimos um Arroz Negro de Chipirones que estava delicioso. 

Na 2a feira rumamos para Bilbao, com uma parada para um almoço asturiano em Gijon. Reservamos mesa na cidreria La Galanna, na Plaza Mayor. Outra boa escolha. 

Em Bilbao fomos ao famoso Guggenheim Museo onde almoçamos no simpático Bistró. Ficamos hospedados no Casco Viejo, a parte antiga da cidade. Passeios, compras e um jantar mais sofisticado no La Despensa del Etxanobe. Esta região do País Basco é considerada como um dos maiores centros gastronômicos do mundo. Há uma grande concentração de restaurantes estrelados por aqui. 

Mais um deslocamento, desta vez para Getaria, onde visitamos a vinícola Ametzoi (foto de abertura), para provar o vinho branco típico da região, Txacoli. O almoço foi no badalado Elkano. Logo depois seguimos para San Sebastian, onde ficaremos até sábado. 

Mas esta história é para a próxima coluna. 

Até lá, fiquem com os vinhos da semana:  

Yllera Viña 65 Verdejo 2020 e Solar Viejo Tempranillo Rioja 2019 

Degustados no La Galiciana em Compostela. 

Gurrutxaga Txakoli Blanco e Gutiérrez Colosía Manzanilla N.V. 

Provados no La Despensa. 

Bodegas Vallobera Crianza Rioja 2018 e Adegas Francisco Fernández Terra Minei 2019 

Vinhos do almoço no Bistró, Museu Guggenheim. 

9.6 Blanco 2020, Amestoy Getariako Txakolina, Primus Circumdedisti Me 2020 e Kirkilla 2017 

Vinhos servidos na degustação da Bodega Ametzoi. 

Pazo Señorans Albariño 2020 

Degustado no Elkano, em Getaria. 

Saúde e bons vinhos! 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *