Portugal 2021 – resumo da 3a semana

Outra semana movimentada em terras lusitanas. Ainda no ótimo hotel Monverde, participamos da atividade Enólogo por 1 dia. A foto que ilustra este texto mostra o local onde foi realizada. São 5 vinhos que vamos experimentar e depois, seguindo algumas sugestões do instrutor, mistura-los em proporções ao nosso gosto. Quando tudo estiver a contento, engarrafamos, arrolhamos e colocamos um rótulo personalizado. Muito divertido e instrutivo. Para o meu corte usei Loureiro, Alvarinho e Avesso.  

Já devidamente instalados na cidade do Porto, fomos visitar o espetacular World of Wine, em Vila Nova de Gaia. Para os amantes dos vinhos é um programa imperdível. Um parque temático com atrações para todos os gostos, além de lojinhas e uma variada praça de alimentação. Optamos pela Wine Experience, um passeio interativo e interessantíssimo, mesmo para quem já tem um bom nível de conhecimento. 

Outras opções nos levariam pelo mundo das rolhas, dos vinhos rosados, do vinho do Porto, da moda e até uma fábrica de chocolates. Dentro do complexo há ainda uma escola com interessantes cursos. 

Para fechar a semana, um passeio até a simpática Vila do Conde, onde fica o melhor Outlet da região e outro até Aveiro, para visitarmos uma amiga. Ainda houve tempo para uma degustação de vinhos de pequenos produtores no Palácio do Vinho Verde. 

Bons restaurantes e bons vinhos, afinal, este é um blog sobre essa deliciosa bebida. Aqui está a relação da semana: 

Alma D’Ouro branco 2020 

Vinho da casa do bom restaurante Pobre Tolo, em Amarante.  

Terras do Minho Touriga Nacional Rosé 2020 e Quinta da Lixa Trajadura 2020 

Degustados no hotel Monverde. Ambos bem interessantes. O Trajadura foge do estereótipo dos vinhos verdes: muito seco. 

Encosta do Amieiro branco 

Vinho da casa do restaurante Cidade, no Porto. Acompanhou corretamente um bom bacalhau com natas. 

Akménine Sancerre 2016 e Quinta da Lixa Escolha White Blend 2020

Estes dois foram degustados no domingo de pizza na casa de Tomás e Carol. Ele foi o pizzaiolo. O Sancerre, orgânico, estava na hora de ser consumido. O Escolha é outro bom vinho da Quinta da Lixa. 

Campelo Arinto 2020, Casal da Ventozela Arinto 2020 e Dom Diogo Arinto 2020 

Provados na degustação comparativa no Palácio do Vinho Verde. Vinhos quase exclusivos, pequenas produções. Foi uma ótima experiência, com direito a uma boa aula sobre o Minho e seus vinhos típicos. O favorito foi o segundo. 

Herdade do Peso Reserva 

Provado no jantar, restaurante Flow, Porto. 

.com Premium branco 

Almoço no restaurante Bronze, em Aveiro/Ilhavo. 

Para terminar, o rótulo do meu vinho elaborado hotel Monverde/Quinta da Lixa. 

Neste sábado partimos para a Galícia. 

Saúde e bons vinhos!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *