Harmonizando Vinhos, Pessoas e Ocasiões


Qualquer bom enófilo tem um prazer todo especial ao escolher os vinhos que serão servidos num evento, seja ele uma refeição, uma comemoração ou pelo simples prazer de sacar uma rolha.
Longe de ser uma ciência, a harmonização é uma arte que envolve múltiplos conhecimentos que abrangem desde sólidas noções de gastronomia, conhecimentos enológicos específicos e uma boa dose de cultura e sensibilidade por parte do anfitrião:
Não se abre uma boa garrafa de vinho para qualquer um, impunemente…
Para não cair em armadilhas e desperdiçar um bom caldo com pessoas ou ocasiões inadequadas, vamos apresentar algumas ideias para, literalmente, harmonizar tudo isto.
O primeiro fator a ser levado em conta é:
Quem vai degustar os vinhos escolhidos?
O segundo é a ocasião: quando?
Estes pontos devem ser olhados com especial atenção, afinal, não é qualquer pessoa que sabe apreciar uma daquelas garrafas míticas que ficaram guardadas, sob severa vigilância, para serem abertas em uma data especial.
Particularmente, acho que existem ocasiões certas para determinados vinhos.
Por exemplo: como o ano já está terminando, vamos olhar para o tradicional almoço de Natal ou o churrasco de ano novo. Não são os momentos para servir o que há de melhor de nossa adega. Grandes vinhos pedem, pelo menos, um momento de introspecção.
Já imaginaram abrir um bom Bordeaux para acompanhar os acepipes da mesa de Natal e ter que degustá-lo junto com a alegria das crianças ao descobrir o que ganharam de presente ou mesmo enfrentar um ruidoso Amigo Oculto?
Ou que tal ficar disputando, com um monte de animados cervejantes, qual a melhor combinação com a macia picanha: o robusto tinto que você diligentemente adegou por um longo tempo ou a Sk**l que trouxeram do supermercado?
Pode ter certeza, não vai rolar…
Por outro lado, há vinhos para estas ocasiões. Não precisa ser um Petrus, mas um bom vinho que possa surpreender nossos convidados e, quem sabe, desbravar este delicioso caminho para alguns não iniciados.
O truque é muito simples:
– Escolha tintos muito suaves, redondos e fáceis de beber.
A casta Merlot reina aqui, mas não está sozinha. Da Puglia, Itália, podemos buscar vinhos elaborados com a Negroamaro, sempre muito frutados. Nesta mesma região temos a Primitivo, outra boa opção, mas eu ficaria com sua versão norte-americana, a Zinfandel. Da África do Sul, a Pinotage é outra casta que tem seus encantos.
Prefira vinhos mais jovens, aromáticos, bem frutados, com uma bonita cor. Para os iniciantes isto é um indicativo de qualidade. Evite os vinhos amadurecidos. Aromas “terciários” só para os experts.
– Se a opção for um branco, o leque pode ser bem maior. Sauvignon Blanc do Novo Mundo, com seu viés frutado é sempre uma agradável surpresa. O Torrontés argentino, de boa qualidade, é outra escolha segura. Uma aposta diferente são alguns brancos regionais italianos como Verdicchio, Falanghina, Vermentino e o Pinot Grigio: surpreendentes!
– Não poderia deixar de mencionar os rosados. Ainda estão na moda e os produzidos na América do Sul encantam facilmente. As grandes estrelas são os da Provence, França, nem sempre com preços acessíveis, mas vale a pena procurar.
– Deixe os espumantes para brindar, preferindo sempre os de preço convidativo. Os produzidos no Brasil são o destaque neste setor.
Reserve o Champanhe para aquele momento a dois.
Este mesmo raciocínio vale para festas de casamento, aniversários ou outras comemorações que envolvam muitos convidados. Sirva um vinho de qualidade, adequado ao momento. Ninguém vai estar preocupado com rótulos caros e sim com um ambiente simpático e animado.
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: eu serviria no meu Natal.
Beranu Vermentino di Sardegna DOC 2015 – $
Cor amarelo palha com reflexos verdeais. Aromas marcantes e frutados. Em boca é intenso, com longa persistência.
Harmonização: Mariscos, Pasta à Carbonara, Peito de frango, Peixada, Queijo de Cabra, Risoto à milanesa, Salada de legumes, Salmão fresco.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br

 
 
 
 

Nova turma para a minha aula sobre vinhos.
Uma grande oportunidade para nos encontramos e degustar vinhos especialmente selecionados.
Data: 26/10/2017 – 5ª feira
Horário: 19:00 às 22:00
End: Shopping Cidade Copacabana, Rua Siqueira Campos 143
Investimento: R$ 150,00
Informações: (21) 3496-6894 / WhatsApp: (21) 98079-2888
E-mail: cursosmaisonduchef@bol.com.br

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *