7 de julho de 2022
Tecnologia

WhatsApp: como digitar mensagens usando comandos de voz

Tanto nos celulares Android como no iPhone, é possível utilizar comandos de voz para digitação. O recurso, além de melhorar a acessibilidade, funciona em diversas situações, como para salvar notas e lembretes, por exemplo.

O que talvez você não saiba, é que também dá para digitar mensagens no WhatsApp usando a voz. Confira no guia abaixo como tirar proveito dessa funcionalidade no aplicativo de mensagens.

Como digitar no WhatsApp usando a voz no iPhone

De início, é preciso ativar a função ditado no iOS (se o recurso já estiver ativado no seu aparelho, pule para o passo 3). Para isso, acesse o caminho: Ajustes > Geral > Teclado;

Na próxima tela, toque na opção ‘Ativar Ditado’ e, como no exemplo abaixo, confirme a solicitação tocando novamente em ‘Ativar Ditado’.


Para digitar mensagens usando a voz, é preciso ativar a função de ditado no iPhone. Imagem: Captura de tela

Abra o WhatsApp e toque no campo de digitação de mensagem. Em seguida, toque no ícone de microfone localizado na porção inferior do teclado para usar o recurso.

Por fim, basta começar a falar. Note que dá até para acompanhar a digitação das mensagens em tempo real antes de enviá-las.

Como digitar no WhatsApp usando a voz no iPhone

É possível acompanhar a digitação das mensagens em tempo real. Imagem: Captura de tela
Como utilizar o recurso no Android

No Android, basta abrir uma conversa no WhatsApp e tocar no ícone de microfone no teclado (não confundir com o ícone de microfone de gravação de áudio presente no aplicativo).

Se estiver usando o ditado pela primeira vez, pode ser necessário liberar o acesso ao microfone do seu celular. No fim, assim como no iPhone, é só falar e acompanhar a digitação.

Pronto! Agora você já sabe como digitar mensagens no WhatsApp utilizando comandos de voz.

Fonte: Olhar Digital – Por Gabriel Sérvio, editado por André Lucena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.