4 de julho de 2022
Tecnologia

Review preliminar do LG G6: o novo carro-chefe que impressiona

Escrito por: Hans-Georg Kluge
há 5 dias
O LG G6 é o ponto alto de uma série de smartphones potentes da LG que começou com o G2. O novo aparelho chega sacrificando os principais recursos de seu predecessor, dando mais foco nas reais necessidades dos usuários. Nós tivemos a oportunidade de testá-lo por alguns minutos, e neste artigo você confere nossas primeiras impressões sobre o novíssimo LG G6.
LG G6 – Data de lançamento e preço
O LG G6 foi apresentado pela primeira vez durante o Mobile World Congress 2017, em Barcelona. A LG não divulgou a data de lançamento ou o preço oficial do produto, mas é esperado que o dispositivo esteja disponível no varejo físico e online em algum momento de março, custando em média 735 dólares (R$2.287,00 sem impostos). Haverá uma variante de 3GB, além do modelo com 64GB. As cores disponíveis serão: Ice Platinum, Mystic Branco e Astro Preto.

Astro Preto e Ice Platinum com impressões digitais na traseira  / © AndroidPIT
LG G6 – Desenho & Qualidade de Construção

O G5 foi um salto no que diz respeito ao design da LG, que nunca foi durante criticado, e tinha seus méritos. Com o G6, a marca construiu um dispositivo que visa priorizar a experiência de uso dos usuários. Assim, o LG G6 vem com tela grande e corpo relativamente compacto, sendo também o primeiro da marca com certificação à prova d água (IP68). As dimensões do dispositivo são de 148,9 x 71,9 x 7,9 milímetros, pesando163 g.

Parte frontal do G6 mostrando seu tamanho compacto  / © AndroidPIT

O que chama atenção em sua estética é o formato mais estreito e alongado, que é um diferencial em comparação com aquilo que temos no mercado. Su estrutura é feita em metal com cantos curvados. O modelo tem uma moldura em alumínio que otimiza sua curvatura e confere uma pegada mais agradável. Esse toque visual lembra bastante o Galaxy S6.

Parte traseira do LG G6 black  / © AndroidPIT

O LG G6 marca o fim dos acessórios modulares, conhecidos como Friends, do G5, e vem com proposta diferenciada de uso. A parte frontal é bastante ocupada pela tela, enquanto na parte inferior temos o logo da marca. Na parte superior está o speaker, sensores e câmera frontal.

Moldura metálica com bordas curvas  / © AndroidPIT

A parte inferior é bem parecida com o que temos no V20. Na parte inferior central temos o USB Type-C e um microfone. Felizmente, a LG manteve a entrada padrão de fones de ouvido, que está ao lado do segundo microfone, que serve para cancelar ruído ambiente. Na parte direita estão os botões de volume, e os slots para microSD e SIM card.

Botões de volume na lateral esquerda / © AndroidPIT

O botão de energia está na traseira do G6, junto ao sensor biométrico. A lente da câmera é dupla, e estão posicionadas na horizontal e separadas por um flash de LED e outro de laser.

MicroSD e SIM em bandeja única  / © AndroidPIT

LG G6 – Tela
A tela e um dos pontos fortes do LG G6.. Ela tem um formato diferenciado e que é exclusivo no mercado. Se trata de um painel LCD IPS de 5,7 polegadas com resolução QHD+ (2.880 x 1.440 pixels), que tem um aspecto mais alongado em comparação com o QHD convencional.
Esse aspecto é de 18:9, e oferece mais possibilidades para recursos que usam toda a tela, como o multi-janelas, oferecendo a proporção de 1:1 (quadrado perfeito) quando os aplicativos são divididos na tela. Outro detalhe presente no painel do G6 são suas extremidades, que contam com cantos arredondados que seguem a moldura do aparelho. O G6 é o primeiro aparelho do mundo com o padrão de cor Dolby Vision.
Os primeiros compradores do G6 receberão um vale compra de 200 dólares para usar em jogos e apps no Google Play (países selecionados apenas).
LG G6 – Software
O LG G6 sai de fábrica com Android Nougat e roda com a interface do usuário LG UX 6.0, que é bem fluida e minimalista. Nessa versão da skin temos novos ícones e formatos diferenciados para janelas do sistema no padrão 18:9, além das funções básicas do Nougat, como o famoso multi-janela. Os cantos arredondados das telas dos aplicativos formam uma combinação interessante com os ícones e com o painel do aparelho.

Os ícones são todos arredondados / © AndroidPIT

O LG G6 vem com o Google Assistant otimizado e, para acioná-lo, basta dizer o comando “Ok, Google” ou apertar o botão de home por alguns segundos. Os aplicativos pré-instalados são poucos, mas fazem com que 26.3GB estejam disponíveis para o usuário (descontando o sistema operacional).
LG G6 – Performance
O G6 é embalado pelo processador Snapdragon 821. Não sabemos se a escolha por esse modelo do chipset está relacionada com a Samsung, que tem uma certa exclusividade de uso do Snapdragon 835 nestes primeiros meses do ano. Contudo, vale lembrar que a LG nem sempre equipou seus aparelhos tops de linha com os processadores mais atuais do mercado. Um bom exemplo disso é o LG G4, que vinha com Snapdragon 808 em vez do 810, que era o mais recente na época.
Temos ainda 4GB de memória RAM e versões com 32GB e 64GB de armazenamento interno, que pode ser expandido com a ajuda de um microSD.
LG G6 – Áudio
Assim como o LG V20, o G6 oferece suporte para a tecnologia ESS Technology. Outro recurso sonoro do dispositivo é a presença do chip Sabre32 ES9018S de 32bits, que suporta a tecnologia Quad DAC. Isso significa que o G6 é capaz de suportar formatos de compressão de áudio sem perdas de qualidade, como o FLAC, o ALAC e o AIFF.
Ao contrário da tendência de mercado, o LG G6 vem com entrada para fones de ouvido.
LG G6 – Câmera
A câmera principal do G6 é dual, assim como temos no V20. No caso, temos dois sensores de 13MP, sendo que um deles captura imagem com ângulo de visão de 125 °. A câmera frontal possui 5MP e tem ângulo de visão de 100 °, perfeito para selfies em grupo.
Alguns recursos estão presentes no software da LG, como o “grid shot”, que tira uma sequência de fotos para o usuário escolher a melhor. Existe também o panorama em 360 graus.

Câmera do LG G6 em ação / © AndroidPIT

LG G6 – Bateria
Enfim a LG abandonou a opção de bateria removível, que estava presente, inclusive, no LG G5, mas de forma mais engenhosa para sua extração. A empresa optou por uma capacidade de 3.300mAh, que pode ser considerada positiva, visto que a principal preocupação dos usuários com os smartphones é a autonomia de energia. Modos de economia de energia estão acessíveis no software.

O LG G6 tem uma USB Type-C / © AndroidPIT

O LG G6 tem ainda USB Type-C e oferece suporte para a tecnologia de carregamento turbo. A versão voltada para o mercado norte-americano contará com o recurso de carregamento sem fio (wireless).
LG G6 – Especificações Técnicas
Tipo: Smartphone
Fabricante: LG
Dimensões: 148,9 x 71,9 x 7,9 mm
Peso: 163 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh
Tamanho da tela: 5,7 polegadas
Tecnologia da tela: LCD
Tela: 2880 x 1440 pixels (564 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels
Flash: LED
Versão do Android: 7.0 – Nougat
Interface: LG UX
RAM: 4 GB
Memória interna: 32 GB
Memória removível: microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 821
Número de núcleos: 4
Velocidade máx. 2,4 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth
Veredito preliminar
A LG teve que suportar a aceitação negativa dos usuários nos últimos tempos, como com o G5, como sabemos, este aparelho não foi um sucesso de vendas. Mas a empresa tem uma boa reputação que foi gerada com os G3 e G4. A proposta da LG com o G6 é recuperar a confiança dos usuários, oferecendo características que eles esperam de um smartphone.
O LG G6 tem pontos chaves que impressionam, como sua tela, a qualidade sonora e sua nova bateria de grande capacidade. O design e a resistência à água tornam tudo ainda mais atraente. A bateria removível era um extra da LG que muitos usuários não devem sentir falta no novo modelo.
Você acha que o LG G6 irá reconstruir a confiança dos usuários na LG? O que você achou do aparelho?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.