25 de maio de 2024
O Boletim Tecnologia

Por que as videochamadas no WhatsApp poderiam chegar em breve

por: Camila Rinaldi
O WhatsApp disponibilizou a opção de chamadas de voz em março de 2015. Desde então, falamos sobre a chegada do esperado recurso de videochamadas. Em maio deste ano, uma versão beta do aplicativo trouxe uma pequena amostra de como seriam as videochamadas no WhatsApp, mas até agora nada. Contudo, de acordo com alguns especialistas no aplicativo, poder fazer chamadas de vídeo no WhatsApp está cada vez mais próximo.
Com este app você já pode fazer videochamadas pelo WhatsApp!
Os problemas mais comuns do WhatsApp e suas soluções
Os testes de chamadas de vídeo no WhatsApp completam quase um ano
Em agosto, o Google disponibilizou o Duo, um aplicativo voltado exclusivamente para videochamadas. Além deste, aplicativos como o Facebook Messenger, Hangouts e até o ICQ já oferecem a opção de chamadas de vídeo. Assim, é mais do que esperado que o WhatsApp, com mais de 1 bilhão de usuários, traga essa opção ao mercado.
Melhores apps para chamadas grátis
A primeira vez que ouvimos falar sobre a chegada deste recurso foi no final de 2015, quando o blogger MacerKopf disponibilizou a imagem abaixo. Nela, vemos a função de videochamadas do

whatsapp-ios-video-call-w782Assim seria uma videochamada no WhatsApp no iOS / © MacerKopf

Depois, o mercado estremeceu mais uma vez em maio deste ano, quando a versão 2.16.80 do WhatsApp beta trazia a função de chamadas em vídeo, porém, ainda incompleta. Aliás, acessando a plataforma de tradução do WhatsApp, na página de suporte ao usuário, também é possível ver que o processo de tradução para o Português já está bem avançado. Mas por que o WhatsApp então não disponibiliza as videochamadas?

WhatsApp-video-chamadas-w782Como se pode notar, ao clicar no ícone de ligações, o app sugere a opção de videochamada / © Valzyn Brown; AndroidPIT

Tecnicamente, as videochamadas no WhatsApp chegariam em breve

De acordo com um dos canais do Twitter que mais nos ofereceu vazamentos sobre recursos e novidades do WhatsApp, o WABetaInfo, as videochamadas no WhatsApp estão próximas de chegar ao app:
“Chamadas de vídeo: Elas devem estar disponíveis em breve. O WhatsApp está tentando esconder todas as referências sobre a ativação iminente do serviço (o servidor está parcialmente habilitado para videochamadas e poderá enviar uma resposta positiva aos dispositivos que enviarem um pedido de acesso).”
Infelizmente, a empresa não comenta assuntos ligados a futuras lançamentos. Em contato com a assessoria de imprensa do WhatsApp não obtive nenhuma informação sobre a chegada das videochamadas ao aplicativo. Contudo, levando em consideração o avanço no processo das traduções do app, os testes da interface do usuário na versão beta do app, o status dos servidores da empresa e as análises feitas no apk das últimas versões de teste do WhatsApp, o recurso estaria disponível nos próximos meses.
Quão útil seria a função de videochamadas no WhatsApp?
Recentemente, usando o Google Duo, a minha experiência é a de que videochamadas têm um consumo do plano de dados por ligação muito alto. Na conexão 4G, em uma conversa de pouco menos de cinco minutos, 161MB do plano foram consumidos. Assim, ou você assina um plano WhatsApp ilimitado ou faz chamadas em vídeo apenas usando o wi-fi, para fazer este recurso valer a pena.
Claro que é difícil fazer uma comparação entre as chamadas de vídeo do Duo com um recurso ainda não disponibilizado pelo WhatsApp. Contudo, o interessante sobre a adoção deste recurso pelo WhatsApp estaria no grande número de usuários do app, bem como na segurança oferecida pelo app. Assim como as mensagens de textos, todos os anexos e também as chamadas de voz são codificadas (criptografia ponta a ponta) no mensageiro, muito provavelmente as videochamadas o serão.

FONTE: ANDROIDPIT

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *