9 de agosto de 2022
Tecnologia

Empresa alemã promete resolver um dos pesadelos dos motoristas, a baliza

A maioria dos motoristas (senão todos) já passaram por alguma situação literalmente apertada ao estacionar ou sair de uma vaga com o seu carro. Visando facilitar a vida dos condutores, a alemã ZF Friedrichshafen AG, um dos maiores produtores de peças automotivas do mundo, apresentou um novo conceito de eixo dianteiro que permite girar as rodas em até 80 graus.

Na prática, essa funcionalidade aprimora a capacidade de manobrar o veículo e fazer curvas, já que as rodas dianteiras esterçam cerca de 35 graus por padrão.

Imagem: ZF/Reprodução

A novidade foi batizada como ‘EasyTurn’, e, segundo os criadores, se destaca ainda por ser mais barata do que implementar assistentes inteligentes de estacionamento, normalmente presentes nos carros premium.

Apesar dos benefícios, o sistema requer um espaço maior para que as rodas possam girar sem esbarrar em obstáculos, algo que pode alterar o visual dos modelos com o novo eixo instalado.

A boa notícia é que a ZF já conseguiu testar o recurso com sucesso em uma BMW i3 elétrica. A ideia é adaptar a tecnologia no futuro para que mais carros consigam tirar proveito do recurso.

Fonte: Olhar Digital – Por Gabriel Sérvio, editado por Jeniffer Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.