19 de abril de 2024
Dicas

O que fazer se você for vítima de um roubo

Talvez você pense que crimes de roubo só vitimam outras pessoas, então talvez nem tenha parado para pensar no que fazer caso se veja nessa situação. Muitas vezes, só refletimos sobre tal assunto quando estamos vendo algum filme de ação, só que nessas produções, nem sempre o problema é retratado de forma verossímil. Porém, quando precisamos lidar com um criminoso cara a cara, as coisas tendem a se complicar.

Diante de tudo isso, o Incrível.club assumiu a missão de esclarecer sobre o que deve ser feito durante a prática de um roubo. No bônus, você confere como uma pessoa lidou com o ladrão.

  1. Não queira bancar o herói

É melhor deixar de lado as intenções de heroísmo, evitando qualquer tipo de confronto. Quando a vítima tenta enfrentar o ladrão, pode acabar deixando a situação ainda mais violenta. Ainda que o meliante pareça estar desarmado ou agindo sozinho, não tente imitar o Bruce Willis. É possível que o criminoso esteja carregando uma arma — nem sempre a vítima consegue vê-la.

  1. Não faça movimentos bruscos

Todo e qualquer movimento brusco pode ser interpretado como um possível ataque. Frequentemente, os ladrões já estão tensos e, nesse contexto, um movimento inesperado da sua parte pode desencadear uma reação indesejada. Caso precise mudar de posição, informe previamente aos criminosos sobre o que pretende fazer. Assim, evitará que eles se surpreendam.

  1. Observe os detalhes
© Depositphotos.com

Preste atenção aos criminosos. Porém, é melhor fazer isso discretamente. As informações que você obter podem ajudar a polícia a encontrar os ladrões posteriormente. Observe o peso, a altura, outras características faciais, a postura, o cheiro e até mesmo os calçados usados.

Ainda que pareçam triviais, certos detalhes podem ser de extrema importância. Além disso, vale a pena memorizar onde os meliantes podem ter deixado impressões digitais, prestando atenção para não encostar em nenhuma evidência do crime.

  1. Deixe os criminosos informados sobre qualquer surpresa possível

Informe ao ladrão caso esteja esperando a chegada de alguém. Do contrário, uma chegada inesperada pode resultar em uma atitude violenta. Ao esconder informações, você corre o risco de colocar em perigo alguém que esteja no lugar errado e na hora errada.

5. Evite contato visual prolongado

Memorizar detalhes sobre os criminosos costuma ser bem útil. Entretanto, evite olhar insistentemente, pois é bem provável que os ladrões percebam suas intenções. O ideal é lançar olhares rápidos.

Outro motivo para evitar contatos visuais prolongados é o fato de os meliantes poderem pensar que você está tentando memorizar traços característicos para identificá-los.

  1. Entregue o que eles pedirem

Na maior parte das vezes, ladrões exigem dinheiro, então é melhor entregar. O Departamento de Polícia de New Westminster, no Canadá, alerta que o ideal é tentar manter a calma e evitar confrontar o criminoso. Não vale a pena arriscar sua vida por dinheiro, brincos ou anéis. Coisas materiais podem ser recuperadas, mas é impossível reaver a própria vida ou a integridade corporal.

Caso não aceite a ideia de entregar seus pertences, é melhor não andar com muito dinheiro ou coloque os objetos de valor em vários bolsos.

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *