4 de julho de 2022
Tecnologia

Como instalar aplicativos Android no Cartão SD


por: Camila Rinaldi
Quem já usa o sistema operacional Android sabe que cada versão traz novos e diferentes recursos. Contudo, como os desenvolvedores da Google sempre tentaram deixar o sistema o mais fluido e simples possível, algumas funções, como o suporte para a expansão de memória, por exemplo, chegaram tarde ao Android.
Assim, cada fabricante, antes da chegada do Android 6.0 Marshmallow, deu o seu jeito de oferecer mais armazenamento em seus smartphones. Neste artigo, você confere como remover e transferir aplicativos para o cartão de memória no seu Android em diferentes versões da plataforma.
A série Nexus, da Google, e agora a Pixel, não possuem o suporte para cartão microSD. A linha da Apple, o iPhone, também não. O motivo para isso é que manter o sistema em apenas uma memória dentro do smartphone evita a perda de dados e o mal funcionamento de aplicativos devido a divisão desta memória. Porém, com o objetivo de dar ao usuário a chance de escolha, muitas fabricantes oferecem diferentes opções e formas de uso do cartão microSD em seus aparelhos.
Agora, verdade seja dita, não espere por um milagre, pois passar aplicativos para o cartão microSD, necessariamente não significa ter um smartphone antigo com o sistema operacional mais leve e fluido. Como o sistema Android evoluiu, dispositivos antigos, mesmo que com suporte para uma ROM como a CyanogenMod, acabam defasados, assim como computadores com componentes internos que não acompanham mais o software.
O que mudou em relação ao uso do microSD com o Android Marshmallow
Como disse acima, para tornar o uso do SO mais fluido, os desenvolvedores do Android preferem trabalhar o sistema armazenando tudo em apenas uma memória. Contudo, depois de muitos pedidos, o Android Marshmallow foi otimizado para lidar com o cartões microSD como memória interna, para que a migração completa dos seus aplicativos e dados aconteça sem problemas, tornando a memória do smartphone completamente expansível.
Mas, infelizmente, algumas fabricantes deixaram de lado essa opção em suas versões do Marshmallow. Assim, para saber como aumentar a memória do seu Android em smartphones da LG, da Sony, e da Samsung, por exemplo, acesse o link abaixo:
Como usar o microSD como memória interna em alguns aparelhos da Sony, LG e Samsung
Como saber quais aplicativos podem ser instalados no cartão microSD
Aplicativos do sistema, bem como widgets, não podem ser transferidos para o cartão de memória, pois são dependentes do armazenamento interno do aparelho e, removê-los ou transferi-los pode causar erro no sistema que acaba não encontrando os dados necessários para rodá-lo. Logo, a primeira coisa que você precisa saber é quais aplicativos você poderá passar para o cartão microSD.
Antes, confira o status da memória do seu dispositivo, pois ao final deste processo você poderá saber quanto de espaço foi liberado do seu aparelho. Para tanto, acesse: Configurações > Armazenamento.

Acesse as Configurações e veja quanto de memória interna e externa você possui / © AndroidPIT

Depois, acesse: Configurações > Aplicativos. Nesta tela, você terá que acessar aplicativo por aplicativo para transferi-los para a cartão microSD.

Acessando o botão “Mover para SD”, você libera memória no seu aparelho / © AndroidPIT

Dica 1
Para otimizar este processo, você pode usar um aplicativo para fazer uma varredura no seu sistema e encontrar quais aplicativos podem ser rapidamente movidos. No entanto, você precisará do acesso root do seu dispositivo. Contudo, acessando nosso Fórum, é possível entrar em contato com outros usuários e saber qual é o melhor processo de root para o seu aparelho.
Assim, se você possui acesso root, baixe os aplicativos Link2SD e mova todos os aplicativos recomendados para o cartão microSD sem preocupação. Se o seu smartphone não possui root, você ainda assim pode usar este serviço para saber quais aplicativos poderá mover para o cartão microSD. Contudo, não poderá movê-los todos ao mesmo tempo.

O acesso root oferece melhores opções no Link2SD / © AndroidPIT

E aí, qual é o seu smartphone e quanta memória você conseguiu liberar usando este recurso?
Fonte: ANDROIDPIT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.