28 de março de 2024
Tecnologia

Como criar conteúdo relevante ao seu nicho?

Criar conteúdo relevante para o seu nicho pode ser uma tarefa assustadora. No entanto, com a abordagem correta, é possível produzir conteúdos de alta qualidade que atrairão pessoas do seu nicho e ajudarão você a construir uma audiência.

Até porque, o conteúdo é a alma do negócio, principalmente quando estamos falando de marketing e tudo que envolve a área digital,

A forma como trabalhamos mudou drasticamente nas últimas décadas, e se você está administrando um negócio online ou apenas deseja ganhar dinheiro com trabalho freelancer, é importante ter uma estratégia para trabalhar na internet para maximizar o tempo que você gasta fazendo o que ama.

Para começar a criar conteúdo relevante, primeiro decida que tipo você deseja criar e, em seguida, descubra quais ferramentas estão disponíveis para que isso aconteça em qualquer dispositivo a qualquer momento.

Após entender o conteúdo que pretende trabalhar resta fazer com que ele seja de fato relevante para o seu nicho, ou seja, o público alvo que você deseja atingir para converter em vendas ou visualizações. Confira as cinco dicas que trouxemos:

Identifique o seu nicho

Seu nicho é o tópico sobre o qual você escreverá. Pode ser qualquer assunto, desde que seja algo que você conheça.

Isso pode parecer um pouco óbvio, mas mesmo as coisas óbvias que sabemos devem sempre ser ditas. Como empreendedor, dono de marca e dono de empresa, você precisa saber para quem está vendendo e com quem falar.

É a única maneira de criar com a linguagem certa e a rede certa. Por exemplo, se o público for mais jovem e antenado, os salões de beleza terão mais resultados no Instagram por ser uma rede social mais intuitiva e mais fácil de encontrar o que procura.

Ou se for um público mais maduro, amante de boas leituras, pode ser interessante publicar artigos de utilidade, dicas, passo a passo, pesquisas, entre outros. Enfim, cada nicho tem um meio de comunicação ideal, e ainda conteúdos específicos que são mais relevantes.

Depois de identificar seu nicho, você precisa fazer sua pesquisa para poder escrever sobre tópicos relevantes para seu público.

Pesquise seu tema

Depois de saber qual é o seu nicho, você precisa fazer sua pesquisa para encontrar as melhores informações sobre as quais escrever.

Tente encontrar fontes em que confie e que lhe forneçam informações precisas. Além disso, certifique-se de citar suas fontes.

Um bom conteúdo deve ser educativo. Ao fazer qualquer material, seu principal objetivo é resolver o problema do cliente e, por meio da educação, você o fará.

Você pode identificar tópicos importantes para sua função por meio de pesquisa de palavras-chave, fóruns na Internet, notícias sobre seu nicho, perguntas frequentes para sua equipe de vendas e muito mais.

Invista no SEO

Quando você pesquisa no Google, normalmente o que retorna é conteúdo, certo? Isso significa que, se sua persona fizer uma pesquisa em um mecanismo de pesquisa, naturalmente você irá preferir que seu conteúdo apareça como um dos primeiros resultados.

Para isso, existe o SEO (Search Engine Optimization), técnicas destinadas a fazer com que o material que você cria apareça na primeira página de buscas relevantes para o seu nicho.

Como fazer isso? por palavra-chave. Ela possui uma grandiosa importância na criação do seu conteúdo, e fará ainda com que de mais ou menos relevância aquilo que você produz, caso sejam textos ou vídeos, por exemplo.

Sabendo com quem você deseja entrar em contato, você saberá como essa pessoa pesquisa informações na internet e, com isso, poderá fazer a pesquisa de palavra-chave para as quais deseja rankear bem no Google.

Então é só focar nas palavras-chave que você precisa ter dentro do seu conteúdo, e torná-lo relevante para o seu nicho, sem maiores esforços.

Foque na relevância

Certifique-se de que todo o seu conteúdo esteja focado em atender às necessidades e interesses do seu público-alvo.

Isso significa adaptar cada artigo especificamente para abordar o que os leitores querem e precisam saber.

Isso também significa garantir que cada peça tenha links fortes para outras postagens ou páginas relacionadas em seu site para que os usuários possam explorar mais os tópicos nos quais possam estar interessados.

Escreva para pessoas como você

Para conteúdos de blog, lembre-se de que seus leitores são pessoas como você. Escreva de uma maneira que seja fácil de entender e que seja relacionável. Escreva de uma maneira que fará com que seus leitores queiram aprender mais.

Criar conteúdo relevante para o seu nicho é importante para o sucesso como escritor. Ao fazer sua pesquisa, escrever para pessoas como você e citar suas fontes, você criará conteúdo útil e interessante para seus leitores.

DICA EXTRA para conteúdo relevante: não esqueça o CTA!

Você já ouviu falar do CTA? É nada menos que uma sigla com significado simples, porém muito poderoso. Estamos falando do Call to Action.

Call to action é como o nome em inglês diz, a chamada para ação. Seu papel é fazer com que os usuários tomem uma determinada atitude.

Também é útil para saber dos próprios clientes se seu conteúdo está realmente relevante.

Ao criar conteúdo relevante, você precisa ter em mente o estágio da jornada de compra em que seus clientes estão e sempre deseja mantê-los, não é mesmo? E você obtém tudo isso com um CTA.

Sempre coloque CTAs no final do seu trabalho, e concentre-se em apenas de uma até duas chamadas à ação baseadas em conteúdo, caso contrário você corre o risco de perder clientes e não responder a nenhuma de suas chamadas.

Fonte: The Science Engine

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