Falhas em atualizações do Windows ou no driver da sua placa gráfica (GPU) são alguns sintomas que podem causar problemas nos ajustes de resolução do seu monitor.
Caso esteja notando a exibição de textos desfocados ou parte da tela cortada, é uma boa ideia checar se a resolução está configurada corretamente. A boa notícia é que o ajuste está a poucos cliques de distância no Windows 10.
Alterando a resolução da tela
- Uma das maneiras mais simples de acessar os ajustes de resolução é clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e acessar ‘Configurações de exibição’.
- Na próxima tela, role com o botão do mouse até a seção ‘Ajustar escala e layout’.
- Em ‘Resolução da tela’, clique na seta para baixo e selecione a opção descrita como recomendável.
- Em seguida, clique em ‘Manter alterações’.
Uma forma ainda mais rápida de acessar os ajustes de resolução no Windows 10, é simplesmente digitar o termo ‘resolução’ no Menu Iniciar e clicar na opção em destaque:
Os ajustes de resolução do Windows 10 também podem ser encontrados através do Menu Iniciar. Imagem: Reprodução
Como ajustar a escala no Windows 10
Quem possui um monitor com resolução mais elevada, como os modelos 4K, por exemplo, é uma boa ideia explorar os ajustes de escala, um recurso que altera o tamanho dos textos e aplicativos.
Apesar do sistema geralmente escolher a opção mais adequada ao detectar um painel de alta resolução, o usuário também pode ajustar a configuração conforme o que deseja.
- Para isso, basta seguir os mesmos passos anteriores. O que muda é clicar na seta para baixo em ‘Alterar o tamanho do texto, dos aplicativos e de outros itens’.
- Por padrão, o Windows ajusta a escala para 100%, entretanto, em monitores 4K vale deixar essa opção em 125% ou até 150% para facilitar a usabilidade do sistema.
Pronto! Agora você já sabe como alterar a resolução e a escala do seu monitor no Windows 10. Se ainda assim não conseguir sanar o problema de exibição na tela, é provável que o erro esteja ligado ao próprio monitor ou ao driver da sua placa de vídeo.
Para corrigir um problema de software, uma dica extra é conferir o modelo da sua GPU e verificar por drivers mais recentes no site das fabricantes: AMD, Nvidia e Intel.
Fonte: Olhar Digital – por Gabriel Sérvio