17 de abril de 2024
Tecnologia

Amazon começa a testar robotáxi com passageiros nos EUA

Na última semana, a Zoox, subsidiária da Amazon, começou a transportar funcionários em estradas abertas da Califórnia.

O robotáxi da Zoox, subsidiária da Amazon, conduziu passageiros pelas estradas abertas da Califórnia sem utilizar um motorista – feito histórico para a empresa de veículos autônomos.

A Zoox foi fundada em 2014 e comprada pela Amazon em junho de 2020 por US$1,2 bilhão;

Em julho de 2022, a Zoox se tornou a primeira empresa autocertificada a ter um veículo de passageiros totalmente elétrico, autônomo e construído com os requisitos FMVSS (Padrões Federais de Segurança de Veículos Automotores);

Na última semana, o Departamento de Veículos Automotores da Califórnia aprovou uma modificação na licença de testa existente da Zoox.

“Pela primeira vez na história, um robotáxi construído de propósito sem nenhum controle manual dirigiu de forma autônoma com os passageiros. Sem volante. Sem pedais. Uma experiência construída para pilotos, não motoristas.” Disse a empresa em comunicado..

De acordo com o fundador da Zoox, Jesse Levinson, durante a primeira viagem, o veículo fez dezenas de voltas, totalizando três quilômetros.

“Nosso veículo nunca ficou preso, parou ou teve qualquer problema durante a condução. Como seria de se esperar em vias públicas abertas, encontramos muitos veículos, pedestres, bicicletas, etc. A rota tem vários semáforos, curvas à esquerda/direita, tráfego cruzado desprotegido e velocidades de até 35 MPH.”

De acordo com a empresa, o serviço de transporte com o robotáxi será implementado para funcionários em Foster City, Califórnia. Com isso, eles poderão viajar entre os dois edifícios da empresa.

Fonte: Olhar Digital Por William Schendes, editado por Bruno Capozzi Montalvão

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *