Siga o chefe – a mesma relação dos seguidores atrás de um líder se repete no mundo digital
Texto: Fabio Steinberg
Como cogumelos que parecem brotar do nada, uma nova categoria surgiu com a disseminação intensiva da internet. Exímios pilotos de redes sociais, os influenciadores digitais são uma segunda geração de blogueiros, só que mais descolados. Ou seja: atraem maior número de seguidores e conseguem acumular mais curtições.
Este expressivo volume de gente que segue bovinamente o líder não passou despercebido no mundo dos negócios. Faltava só monetizar esta oportunidade em prol de produtos e serviços. E isto aconteceu na calada da noite, lá nas nuvens, bem longe dos olhos dos usuários das redes sociais.
Blogs pipocam – Qualquer um com um mínimo de recursos pode criar blog para chamar de seu
Blogs às pencas
Com a desenfreada multiplicação das espécies, ser blogueiro perdeu charme. Virou carne de vaca. Qualquer pessoa medianamente esperta capaz de dominar as primeiras letras e com um corretor ortográfico pode escrever sobre qualquer coisa, ou até sobre o nada. Sempre haverá gente interessada em seguir seus movimentos.
Assim, os consumidores viraram massa de manobra. Atrás de aparentes blogueiros desinteressados que falam maravilhas de uma viagem, hotel, destino, transporte ou restaurante, há um intenso comércio. Nada é por acaso. Estes escritores de ocasião são estimulados, e por vezes pagos, para apresentar um local, serviço ou produto, independente dos méritos.
Há vários exemplos. Como o caso da Tamyris (Tamy) Roxo. Ela é destas forças da natureza que deixam rastros de luz por onde passam. Apesar de muito jovem, o seu talento e sagacidade atraem milhares de adeptos ao site que produz sobre gastronomia, o boccanervosa.
Carta de Tamy
Outro dia a Tamy desabafou no Facebook. Foi quando recebeu um e-mail, do qual reproduzo alguns trechos:
“Boa tarde, Tamyris!
Aqui é xxxx, do programa de influenciadores dos azeites, que terá três meses de duração.
Nós adoramos o seu perfil no Instagram e achamos que tem tudo a ver com o nosso programa. Por isto, gostaríamos de convidá-la para participar.
A ideia é que os influenciadores façam posts no feed do instagram em que os produtos xxxx apareçam usando o hashtag xxxx… seja no preparo de receitas ou ao lado de um prato, em cima da mesa… A sugestão é que cada influencer faça cinco posts por mês.
Participando, você terá acesso a kits mensais de produtos especiais …. e eventos exclusivos da marca!
Convite ou suborno? – Este foi o email que a Tamy recebeu para virar “influenciadora de azeite”
Depois de mais benefícios mencionados, o convite conclui:
Cada like nos posts se transformará em pontos, que podem ser trocados por ainda mais experiencias e produtos.
Na sua deliciosa irreverência, Tamy postou o texto recebido com a sua resposta: “Um panda morre de catapora toda vez que uma proposta de parceria como essa é enviada no mundo”.
Infelizmente, nem todos têm a mesma integridade da Tamy. É preciso destacar também que ela não é a única. Há muita gente séria neste mercado, e por isto mesmo se sente prejudicada pelos picaretas de plantão.
Indústria das curtidas
Outro exemplo. Uma recente matéria da revista Veja denunciou uma incrível indústria de falsas curtidas. Uma blogueira com mais de 100 seguidores no Instagram e 200 mil fãs no Facebook confessou ter sido parte do esquema. Trata-se de grupos que se formam para criar uma espécie de pirâmide de curtidas. Funciona assim: em troca de 350 “likes” diários em perfis designados, o participante recebe o mesmo benefício em volumes até quadruplicados. Com isto, surgiu até uma nova atividade: a terceirização das curtidas ao custo de 30 reais mensais.
Influenciador sob tutela – sob o comando de quem o peixe amarelo puxa o cardume de brancos?
Gerados os volumes, é fácil prever as consequências. Os posts deixam de representar a opinião de quem os escreve, mas sim interesses comerciais. E que nada teriam de errado se os informes fossem apresentados às claras, para o leitor não ser tratado como idiota.
Somos diariamente inundados por inúmeros embustes em forma de posts. Eles nada mais são que a manipulação grosseira da opinião pública. São envernizados sob a forma de pseudociência, que ganhou o nome charmoso de “influenciador digital”. Cabe a cada um de nós distinguir o joio do trigo.
Consumidor não é burro – cedo ou tarde o influenciador de araque será desmascarado
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.