28 de março de 2024
Veículos

Primeiro Porsche deve bater US$ 20 milhões em leilão


Esse carrinho estranho nas fotos é considerado o primeiro Porsche de todos os tempos. Na verdade, quando ele foi construído, a marca nem existia e o engenheiro Ferdinando ainda prestava serviços ao governo nazista da Alemanha. Raríssimo – apenas dois exemplares foram produzidos à mão e um deles já não existe –, o carango batizado de Typ 64 vai a leilão no próximo sábado, dia 17, em Monterey, Califórnia. Preço previsto: US$ 20 milhões.

Na prática, o Typ 64 é uma espécie de versão envenenada do KdfF-Wagen, mais tarde conhecido por aqui como Fusca. Ele foi criado em 1938 com o objetivo de participar, no ano seguinte, de uma corrida de cerca de 1.500 km entre a Berlim e Roma, passando por recém-inauguradas autobahns e pelos alpes austríacos. A prova, que seria uma forma de promover a pujança da indústria desses países em “fase” fascista, no entanto, nunca aconteceu, pois a Segunda Guerra largou na frente.

Desenhado por Erwin Komenda, que anos mais tarde criaria as linhas do Porsche 356 – este sim o primeiro carro da marca a ser produzido em série –, o Typ 64 tem carroceria aerodinâmica de alumínio aeronáutico moldado a mão.

Seu pequeno motor de quatro cilindros opostos (boxer) refrigerado a ar fica na traseira e gera pouco menos de 50cv, suficientes para que o carro mantenha uma velocidade de cruzeiro de uns 150 km/h. Por dentro, nada de luxo ou de conforto. A ideia era alcançar o mínimo de peso possível e, assim, ganhar em desempenho. Bom, daquela época para cá, em se tratando de corridas de automóveis, isso não mudou nada.

Embora não fosse tecnicamente um Porsche, o carrinho ganhou a marca em letrinhas sobre seu bigodinho frontal, coladas ali depois que foi recuperado pela família homônima e levado para sua primeira fábrica, na Áustria, no final dos anos 1940.

Cheguei a ver um modelo derivado desse aí, com desenho semelhante, no Museu da Porsche em Stuttgart, o Typ 360 Cisitalia (abaixo), de 1939.

E aí, alguém vai dar um lance?
Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *