Quando falamos em veículos elétricos, costumamos pensar em uma série de vantagens que esse tipo de propulsão oferece em relação aos tradicionais motores a combustão – zero de emissões poluentes, silêncio, robustez mecânica, facilidade de dirigir – e, também, em sua principal desvantagem: a baixa autonomia. Em média, os modelos exclusivamente elétricos disponíveis no mercado (como o e-up!, da VW, e o Nissan Leaf, por exemplo) não passam dos 140 km sem ter de parar para recarregar. As montadoras, como a americana Tesla, têm investido pesado no desenvolvimento das baterias e até prometem fôlego mais longo – 330 km –, mas isso se o motorista maneirar bastante no pé direito. Pois a empresa israelense ElectRoad resolveu enfrentar essa limitação com uma abordagem diferente, eliminando a necessidade de parar em um posto para recarregar os veículos com energia elétrica (veja abaixo).
Estrada elétrica israelense recarrega baterias dos carros em movimento | divulgação
Lembra dos autoramas? Essa tecnologia tem algo a ver com eles, já que a enrgia elétrica que alimenta os motores daqueles carrinhos de brinquedo também vinha da pista. Só que, neste modelo “adulto”, os carros não ficam presos em trilhos nem precisam ter contato físico com ela (no autorama, eram escovas de aço, que tocavam uma parte metálica eletrificada do solo e, assim, faziam o pequeno bólido andar). Um sistema sem-fio (wireless) cuida dessa ligação e da transmissão da energia, bastando para isso que o veículo circule em uma determinada faixa da rodovia, sob a qual foram instalados cabos e transmissores – veja abaixo uma imagem da obra de instalação do sistema, que está quase pronta para testes nos arredores de Tel Aviv.
Obras de instalação de carregadores de baterias em estrada de Israel
Jornal Haaretz – Internet
Notaram que eu mencionei veículos e não apenas carros? A propulsão elétrica é particularmente eficiente no deslocamento de cargas. Não é à toa que as locomotivas movidas a diesel que vemos rebocando enormes trens de minério são, na verdade, diesel-elétricas: usam o combustível fóssil para gerar eletricidade que, por sua vez, alimenta grandes e incansáveis motores elétricos. Por isso, os ônibus e os caminhões estão entre os potenciais maiores beneficiados por esse sistema. Eles poderiam, por que não, operar em médias e até longas distâncias, desde que existissem trechos de recarga ao longo dos trajetos. Sim, porque não é preciso que toda a estrada seja adaptada, basta que trechos dela, de tantos em tandos quilômetros, possuam essa função para que as baterias dos veículos possam ser recarregadas o suficiente para rodar até o ponto “quente” seguinte.
Pista eletrificada carrega as baterias dos veículos elétricos em movimento
Além de Israel, a Coreia (onde já está em fase de projeto um sistema específico para ônibus urbanos) e Inglaterra trabalham com o mesmo conceito. Em autoestradas que percorram o interior e grandes áreas abertas, é perfeitamente possível que alguns dos trechos de recarga sejam abastecidos por baterias de coletores solares ou turbinas de vento, hoje já muito numerosas em países como os EUA e a Alemanha.
Pista eletrificada carrega as baterias dos veículos elétricos em movimento | divulgação
Como já mencionei, diferentemente do do metrô, que recebe carga através de trilhos eletrificados, a transmissão da energia é feita por ondas eletromagnéticas e o piso da estrada não “dá choque”, sendo seguro para outros carros e pessoas. Assim, sistemas como o do nosso BRT, aqui no Rio, por exemplo, poderiam no futuro adotar esse tipo de alimentação e empregar uma frota de ônibus articulados totalmente elétricos e “limpos”. Nada mal, hein?
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.