28 de março de 2024
Veículos

Lancha ou SUV superluxo, qual você escolheria?

Os comparativos entre dois modelos costumam atrair particularmente a atenção de quem curte carros. E, normalmente, essas análises são feitas entre dois veículos que estão em mesma faixa de preço, têm porte e estilos parecidos e oferecem performances equivalentes. Hoje, porém, vamos subverter um pouquinho essa lógica e postar aqui um comparativo, no mínimo, inusitado, entre uma lancha x um SUV. Bom, na verdade nem é tão inusitado assim, como veremos, e a comparação será mais conceitual do que técnica. Além disso, me apresso em informar que não vou apontar aqui um “vencedor”, ok? Deixo isso por sua conta.

Os rivais escolhidos para disputar as nossas preferências são o SUV Range Rover e a lancha Fishing Raptor 33 Saint-Tropez – ou ST, ambos 0km. Ele é uma referência entre os esportivos utilitários de luxo – na verdade, foi o modelo que, ainda nos anos 1980, praticamente inventou esse segmento específico onde, antes, só havia durões rústicos para o trabalho pesado. Ela, uma igualmente luxuosa lancha de alta performance que, segundo seu fabricante, foi projetada para “fazer trilhas no mar”, inclusive no mar aberto (em até 60 milhas da costa).

Acho que um dos fatores que torna essa comparação perfeitamente plausível é que ninguém “precisa” de qualquer um dos dois modelos. Você pode perfeitamente viajar – e até pegar estradas de terra – em um carro bem mais em conta. E provavelmente também pode sair para passear (e pescar) em barcos bem mais baratos. Logo, o que se procura ao adquirir um veículo de luxo como esses aí é o tipo de coisa que os coloca num mesmo campo: o da fruição. Ou seja, ambas circulam no mundo das máquinas construídas com o único objetivo de trazer prazer e alegria – aos que têm recursos suficientes para comprá-las e mantê-las, claro.

Acho que não precisamos de mais justificativas, certo? Vamos ao comparativo.

Preço

Para começar, os dois veículos que escolhemos têm preços bem próximos: o Range Rover custa a partir de R$ 731 mil (podendo chegar a mais de R$ 1,3 milhão), enquanto a Fishing Raptor 33 ST sai por R$ 750 mil.

Estilo e acabamento

Por fora, o utilitário produzido na Inglaterra tem um estilo mais clássico, com linhas retas dominando o perfil – algo raro nos dias de hoje. Com um porte elegante e boa altura do solo, ele conta com um sofisticado sistema de transmissão com tração integral que permite ao motorista selecionar o tipo de terreno a percorrer. Os recursos tecnológicos se estendem à estabilidade, com uma série de sensores e controles que ajudam a manter o carrão – literalmente – na linha em situações as mais diversas.

Já a Raptor, que é fabricada aqui no Brasil, em Santa Catarina, tem um visual mais agressivo, em parte porque seu formato foi definido para obter a melhor hidrodinâmica e angulação. Segundo o fabricante, esse desenho e o casco, com raio em “V profundo” permitem que a embarcação corte as ondas em mar aberto com mais facilidade, enquanto sua a boca (largura de um lado ao outro) de 3.05 metros favorece a estabilidade.

Ambos os veículos, cada qual para o seu meio, foram projetados com estruturas e materiais especiais para garantir a segurança de seus ocupantes, tanto em trajetos ruins (off-road para ele, mar revolto para ela), quando em caso de colisão.

Pelas fotos, você pode notar que essas duas máquinas são extremamente bem-acabadas, construídas com materiais nobres e têm um design muito bacana. Não vou me alongar aqui na comparação dos acessórios disponíveis, porque nesse quesito a lancha – que é quase uma casa de campo, ou melhor, de mar – leva vantagem. Ou você conhece algum SUV de luxo que tenha banheiro, cozinha e deck para pegar sol? Além disso, a bordo da embarcação viajam confortavelmente até 12 pessoas – no Range Rover são 5, em bancos melhores que a maioria das boas poltronas de casa – e há acomodações para que 4 delas pernoitem de forma aconchegante.

Motores e consumo

Em ambos os modelos, o comprador pode escolher entre algumas opções de motor. Na Fishing 33 Saint-Tropez a escolha mais usada é a dois motores de popa de 250 hp cada – mas pode chegar a até dois motores de popa de 400 hp cada. A lancha também aceita motorização de centro-rabeta a diesel.

Enquanto num carro o consumo é calculado por quilometragem, em uma embarcação a referência é o tempo, marcado por hora. Segundo o fabricante, a Fishing 33 ST consome 80 litros/hora em velocidade cruzeiro (35 milhas, ou 64 km/h). Parece muito, mas em um passeio de um dia, o normal é que se gaste uns 60 litros, com duas “pernas” de 25 minutos em um trajeto de ida e volta para algum ponto em que o barco será ancorado para que seus ocupantes desfrutem da natureza.

No carro, para encomenda em 2021 estão disponíveis quatro opções: 3.0 TDV6 turbodiesel (258 cv), 4.4 SDV8 turbodiesel (339 cv), P400e (404 cv) e 5.0 V8 Supercharged gasolina (525 cv ou 565 cv).

Consumo não costuma ser uma preocupação para quem compra um desses modelos, mas, para ter uma ideia, a versão equipada com o motor SDV6 tem médias de 9,7 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada e a com o motor diesel mais potente, SDV8, faz 7 km/l em trechos urbanos e 10 km/l nos trechos rodoviários.

Na comparação puramente numérica, o carro rodando na cidade com motor V8 teria uma autonomia de pouco mais de 10 horas, enquanto a lancha, com tanque cheio, poderia viajar por até oito horas.

Em termos de performance, ambos mostram números bem impressionantes. A velocidade máxima do carrão, limitada eletronicamente, é de 250 km/h, enquanto a lancha (com dois motores de 300 hp) chega às 52 milhas/h – o que equivale a pouco mais de 96 km/h (na água!).

Outros números

Por fim, três fatores que pesam favoravelmente ao barco: o valor do IPVA – que simplesmente não é cobrado para embarcações e aeronaves – e o do seguro, estimado em aproximados 2% do valor do automóvel e 1% no caso do barco. Além disso, no que diz respeito à desvalorização, um iate bem cuidado pode até manter seu preço inicial por algum tempo, a despeito do uso, enquanto um carro sofre uma desvalorização média de 10% ao ano (em seus primeiros anos de uso).

Nesses tempos em que o distanciamento social nos afasta de uma série de formas de lazer, digamos, mais comunitárias, tanto a lancha (capaz de levar-nos, literalmente, a uma ilha deserta) quanto o off-road de luxo (para lonjuras com paisagens bucólicas e igualmente exclusivas) parecem ser ótimas opções. E aí, já escolheu a sua?

Mais informações:

Sobre o Range Rover: https://www.landrover.com.br/vehicles/range-rover/index.html ;

Sobre a Fishing Raptor: https://fishing.com.br/

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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