12 de agosto de 2022
Veículos

Jaguar de quatro cilindros? Sinal dos tempos…

Jaguar F-Type com motor de 4 cilindros

A Jaguar faz parte daquele seleto grupo de marcas às quais, só de ouvir o nome, associamos automaticamente a carros potentes, com grandes (e beberrões) motores sob o capô, especialmente em seus modelos esportivos. Pois hoje, 13/4, a empresa apresentou ao mundo uma nova versão de seu musculoso F-Type, o mais rápido da linha, com um novo motor… 2.0 de quatro cilindros! Se você não consegue entender o meu espanto, explico. Até aqui, o “menor” propulsor embarcado no belíssimo F-Type era um V6 3.0 superalimentado de 340cv. Este era acompanhado por outra opção de seis cilindros, mais braba, de 380cv, e, acima, por versões de um V8 5.0 com 550 ou 575cv. Sinal dos tempos bicudos?

Jaguar F-Type com motor de 4 cilindros | Divulgação

Bom, antes de ir em frente, vale explicar que o tal motor 2.0 quatro cilindros – o mesmo que o grupo embarca no Range Rover Evoque – não é nada fraquinho. Turbinado, ele rende no F-Type 300cv de potência e oferece ao motorista 40 kgf.m de torque. Como é menor, aliviou o carango em 52kg e o deixou capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 5,6 segundos e chegar até os 250 km/h de máxima, segundo a fábrica, e com 16% a menos de sede de combustível em comparação ao V6. O novo motor é acoplado a uma caixa autómática sequencial de oito velocidades (a mesma das demais versões).
Tudo por conta do chamado downsizing, o encolhimento dos motores, uma tendência mundial que se reflete nas linhas das principais montadoras, incluindo as alemães BMW, Mercedes e Audi.
Embora entenda tudo isso, ache bacana poluir menos e coisa e tal, fico aqui pensando em que tipo de som sairá do escapamento desse F-Type politicamente mais correto. Dificilmente será a mesma música que ouvi ao acelerar seu irmão V8 pelas estradas afora e que ainda hoje, dois anos depois, ecoa na minha lembrança. Imagino que a diferença entre ambos tenha algo a ver com a que separa, hum, um piano acústico de um teclado elétrico. Os dois fazem música, mas… Quanta diferença!

Jaguar F-Type com motor de 4 cilindros

Fonte: Blog Rebimboca

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.