30 de maio de 2024
Tecnologia

Deletando este app a sua bateria vai durar mais todos os dias!

por Camila Rinaldi: jornalista nascida no Brasil, italiana por parte de pai, alemã por parte de mãe e cidadã do mundo por convicção. Mora em Berlim desde 2011 e vive em constante descoberta. Quer um Google Glass (que funcione) a todo o custo e espera que o problema da bateria dos smartphones seja solucionado por alguma fabricante asiática.
O Facebook travou repetidas vezes o seu aplicativo para Android no celular de alguns usuários, durante semanas, com o objetivo de testar o quão leais eles poderiam ser à rede social. E neste meio tempo, se continuou gastando dados e energia para se ter o app no celular. Agora pergunto: mesmo se for comprovado que deletar o aplicativo da rede social aumentaria em 20% da vida útil da sua bateria, você ainda assim continuaria com o app no smartphone?
Como usar o Facebook Messenger sem o Facebook
Esta nova função finalmente torna o app do Facebook inútil!
De acordo com o site The Information – , a equipe do Facebook realmente testou a paciência dos usuários por várias semanas e, nem mesmo assim, os usuários desistiram da rede social. Pior que isso, passavam a usar a versão mobile do site e depois voltavam para o Facebook como se nada tivesse acontecido. De acordo com uma das pessoas familiarizadas com o teste “as pessoas nunca pararam de voltar”.
E veja bem, minha pergunta neste artigo não é nem sair por completo do Facebook, mas desinstalar apenas o aplicativo em prol da “saúde” do seu smartphone.
Deletando o Facebook a sua bateria vai durar mais 20%
Há uma semana, meu colega Flávio Prado escreveu um artigo dando 3 razões para desinstalar o app do Facebook de seu smartphone, sem necessariamente abrir mão dos seus recursos. Fazendo isso, é possível economizar memória e evitar problemas de performance do software ligados ao uso do app. Ou seja, o seu celular vai funcionar melhor.
As vantagens são ainda maiores se pensarmos no consumo da bateria. Nesta semana, o editor Samuel Gibbs, do jornal The Guardian , resolveu explorar as diferentes formas de se usar o Facebook e chegou à conclusão de que deletar o app da rede social realmente possui grande vantagem no que toca o tempo de uso do smartphone.

ANDROIDPIT-battery-3-w782Ajude a sua bateria a te ajudar / © ANDROIDPIT

Infelizmente, não pude fazer o mesmo teste pessoalmente, pois desisti do Facebook há quatro anos. Mas Gibbs removeu apenas o aplicativo da plataforma, passou a usar outro app, o Metro, e até deixou o Messenger instalado no celular. No final de cada dia, no período de uma semana, ele notou que seu Nexus 6P mantinha sempre 20% mais bateria que antes. Isso não me parece coincidência. Parece para você?
O motivo evidente para Samuel era o fato do consumo indevido de bateria em segundo plano, que todos nós sabemos que o app do Facebook tanto para Android quanto iOS exige.
Por que você ainda continua com o app no celular?
Levando estes dois testes em consideração, o escrito pelo Flávio na semana passada, e o de Gibbs, quero mostrar que ao desinstalar o aplicativo do Facebook para Android, apenas no seu smartphone é possível ter uma melhora na rapidez de resposta do software, bem como salvar 20% de bateria todos os dias.
Claro que usar, por exemplo, o sistema de notificações do Chrome, em conjunto com a versão web do Facebook, não é tão conveniente quanto usar o app. Contudo, existem aplicativos alternativos que fazem um trabalho ainda melhor, tais como o Facebook Lite, o Metal.
Conheça três alternativas ao app do Facebook
Agora, me diz sinceramente: sabendo de todos os benefícios de se remover o app do Facebook do seu telefone ou mesmo desativar o recurso, o que leva você a continuar a usar o aplicativo?
Você apagaria o app do Facebook para ter mais autonomia de bateria?
fonte: ANDROIDPIT

bruno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *