20 de abril de 2024
Vinhos

Vinhos para a Páscoa

Uma das mais importantes tradições brasileiras, as celebrações da Semana Santa, são aguardadas com muito carinho pelas nossas famílias. A expectativa de reencontrar parentes e amigos em torno de uma boa mesa é sempre animadora e, claro, não podem faltar bons vinhos para harmonizar tudo.

Os frutos do mar se destacam nesta época, principalmente o Bacalhau, preparado em mais de mil formas diferentes, todas deliciosas. Outros peixes, crustáceos e moluscos não ficam atrás e o cardápio da Sexta-Feira Santa é sempre farto.

Como se isto não bastasse, no Domingo de Páscoa temos outra mesa abundante. Neste dia, carnes bovinas, suínas, ovinas e de aves fazem contraponto com as delícias servidas na sexta-feira.

Mas o momento mais esperado é o da sobremesa: chocolates, nas mais diversas formas…

Haja vinho para combinar com isto tudo.

Tintos, brancos, rosados e generosos dão conta facilmente, basta saber o que abrir em cada momento.

Bacalhau, que em Portugal é tratado como “o fiel amigo”, pode ser acompanhado de brancos ou tintos, tudo irá depender do preparo. Para não errar, opte por um bom branco. A nossa sugestão é um Pinot Grigio. Há várias boas ofertas nas nossas lojas e mercados. Escolhemos esta:


Argento Pinot Grigio

Este vinho argentino é delicioso e fácil de encontrar. Muito aromático, apresenta aromas cítricos, pêssego e damasco. Fácil de beber. Deve ser servido entre 8º e 10º Se a opção recair sobre um tinto, que servirá também para os pratos de domingo, a escolha pode ficar entre portugueses, chilenos ou argentinos. O ideal é um vinho mais neutro que nos permita apreciar o prato escolhido, sem se sobrepor. Nossa sugestão é este interessante chileno, vendido em garrafas de 1 litro:

Se a opção recair sobre um tinto, que servirá também para os pratos de domingo, a escolha pode ficar entre portugueses, chilenos ou argentinos. O ideal é um vinho mais neutro que nos permita apreciar o prato escolhido, sem se sobrepor. Nossa sugestão é este interessante chileno, vendido em garrafas de 1 litro:




Cacique Maravilla Pipeño País

A casta País, também conhecida como Mission, talvez seja a verdadeira uva emblemática das Américas. Desprezada por muito tempo, voltou a ser vinificada em grande estilo. Um vinho leve e refrescante, com taninos finos e presentes. Uma grande surpresa.

O capítulo final da nossa odisseia é como enfrentar toneladas de chocolates, sejam nos ovinhos, bombons, mousses, brigadeiros e muito mais. Nossa sugestão se curva para a forma mais tradicional de harmonizar esta formidável guloseima: Vinho do Porto.

Entre Ruby, Tawny ou LBV, cada um combina melhor com um tipo de chocolate. Aqui está a nossa sugestão:




Calem Velhotes Ruby

Perfeito com chocolates ao leite, os mais comuns na época de Páscoa. Este Porto é uma das marcas mais populares em Portugal. Fácil de encontrar por aqui, também. Boa relação custo x benefício.
Pode ser servido ligeiramente refrescado

Se nenhuma destas opções fez a cabeça de algum leitor, temos alguns vinhos coringa, por exemplo, rosados e espumantes, que podem ser brut ou demi-sec, para acompanhar as sobremesas.

Boa Páscoa para todos!

Saúde e bons vinhos!

CRÉDITOS:
Imagem de abertura por Racool_studio no Freepik;
Fotos das garrafas obtidas no sites das vinícolas ou distribuidoras.

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *