14 de agosto de 2022
Vinhos

Vinho e Smartphones


Star Trek (Jornada nas Estrelas) foi a série de TV que mais influenciou o mundo das inovações. Em 2018, completou 52 anos desde que foi exibida pela 1ª vez. Inúmeras ideias ali representadas acabaram servindo de pano de fundo para uma série de equipamentos e acessórios que entraram no nosso dia a dia.
O mais icônico foi o celular Flip, da Motorola, declaradamente copiado do comunicador usado por Kirk, Spock e cia. Não há dúvidas que o seu sucesso entre os consumidores também se deve a esta famosa série: quem não queria ser um tripulante da Enterprise?
E parece que a moda está voltando.

Smartphones acabaram por se tornar uma importante fonte de consulta para qualquer assunto. Tudo ali ao alcance da mão e prontamente recebemos uma pletora de informações, seja sobre uma abobrinha qualquer ou temas de grande importância como, por exemplo, “Qual o vinho devemos servir com este prato”, entre outras questões enológicas.
O aplicativo de celular mais conhecido para os enófilos é o já clássico Vivino, uma rede social dos apreciadores onde se pode avaliar e comentar os vinhos degustados e, dependendo da sua localização, comprar rótulos interessantes.

Totalmente traduzido para o nosso idioma, pode ser instalado, gratuitamente, a partir da Google Play store ou da Apple store.
Obrigatório para enófilos sérios.
Se o seu interesse é harmonizar vinhos e comidas, o Hello Vino é um aplicativo muito bem feito. Está disponível para celulares Android ou IOS. Gratuito, mas com limitações de uso. Há uma versão paga que é completa.

Infelizmente ainda não está traduzido para o português, o que limita sua funcionalidade. Além de oferecer as opções de harmonização, tem embutido um scanner de rótulos, apresenta as notas de diversos críticos e da comunidade de usuários e tem uma extensa biblioteca com informações sobre o mundo do vinho.
Na mesma linha dos anteriores, o Delectable é outra boa opção. Com interface muito simples, fotografa o rótulo do vinho e oferece uma série de sugestões e informações a partir de um completo banco de dados que inclui grandes Sommeliers, críticos e produtores.

Há um mundo de opções, que inclui acompanhar as atividades de alguns renomados profissionais do vinho, organizar uma adega pessoal, encontrar vinhos raros e muito mais. Somente em inglês.
Este segmento está em franco crescimento com uma boa quantidade de opções nas lojas Android e IOS. Selecionamos os que achamos mais interessantes de acordo com um perfil bem genérico do consumidor de vinhos brasileiro.
Listamos, a seguir, mais algumas opções, com a ressalva que podem estar disponíveis apenas em algumas regiões ou que nos testes, realizados por revistas e sites especializados, não cumpriram tudo que afirmam ser possível realizar.
DECO vinhos – permite scanear os rótulos na hora da compra e receber críticas e outras dicas. Parceria DECO e Pro teste. Somente em Portugal.
CORKZ – pago. Usa as bases de dados do Wine Searcher e Cellar Tracker. Não está bem cotado.
Wine Searcher – o melhor localizador de vinhos que existe. Voltado para colecionadores e comerciantes. Gigantesca base dados com fornecedores de todos os países. Versões gratuita e paga.
Cellar Tracker – voltado para quem tem grandes adegas e precisa gerenciá-las.
Local Wine Events – proposta muito interessante e funciona muito bem no exterior. Informa sobre os eventos de vinhos na sua área. Baseado na informação dos organizadores dos eventos que anunciam no site e pagam uma taxa de divulgação. Embora exista uma área para o Brasil, ninguém anuncia.
Quase todas as revistas especializadas desenvolveram um aplicativo que permite consultar notas e avaliações sobre os vinhos provados pela equipe de redatores. Destacam-se os da Wine Enthusiast e Wine Spectator Ratings, ambas gratuitas.
Procurem na Google Play ou na Apple Store.
Saúde e bons vinhos!
Vinho da Semana: já está hora de pensar nos deliciosos tintos. Este vem da Sardenha.
Goimajor Cannonau di Sardegna DOC 2013 – $
Canonau é o nome sardo para a uva Grenache (França) ou Garnacha (Espanha). Austrália, EUA e Chile também produzem bons vinhos com esta casta;
Este Tinto apresenta cor vermelho rubi intensa, aroma muito agradável e sabor seco e frutado característico desta uva.
Harmoniza com pratos de carne bem estruturados, assados, carne de caça e queijos maduros.
Compre aqui: www.vinhosite.com.br

 
 
 
 

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.