20 de julho de 2024
Vinhos

Prêmio Vin de France – VDF

VDF ou Vin de France é uma denominação francesa, estabelecida em 2009. Basicamente substituiu a antiga Vin de Table (vinho de mesa) e passou a atender às normas da Comunidade Europeia. Além desta, continuam existindo a famosa AOC (Appellacion d’origine controlée) e a VDP (Vin de pays).

Com o intuito de divulgar estes vinhos a Anivin de France, associação que regula a comercialização dos vinhos tranquilos sob a denominação VDF, promove, anualmente, uma degustação de seus produtos, convidando avaliadores de todo o mundo. Nesta última edição, um deles era brasileiro.

Uma das características mais interessantes destes vinhos é o grau de liberdade criativa permitido nas normas. A regionalização é posta de lado e os vinhateiros podem usar uvas de qualquer parte do país. Vinhos varietais são bem-vindos e as castas estão declaradas nos rótulos. O resultado são vinhos deliciosos e com preços convidativos.

O movimento é um sucesso e um dos lemas mais simpáticos deste grupo pega carona na revolução francesa: Liberté, Egalité, Fraternité se torna Liberté, Qualité, Criativité.

O resultado da prova de 2022 foi considerado excepcional. 133 vinhos foram selecionados com Embaixadores: 64 medalhistas de ouro e 69 de prata. Muitos deles vão aparecer no nosso mercado, ostentando um dos selinhos que ilustram a abertura deste texto. Podem comprar, sem medo.

Na foto, a seguir, é possível ver alguns dos ganhadores e seus rótulos indicando as castas.

A relação completa dos vencedores está neste link, em inglês.

https://www.vindefrance.com/wines/contest-medals

Saúde e bons vinhos!

Tuty

Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

author
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *