Portugal 2021 – resumo da última semana

Plagiando uma antiga sátira carioca, “O melhor de Niterói é a vista para o Rio”, a melhor vista da cidade do Porto é de quem está em Vila Nova de Gaia. A foto não me deixa mentir.

As duas cidades vão nos deixar saudosos, mas não foram só elas. Conhecemos algumas diferentes culturas e aproveitamos cada momento de nossas aventuras, Minho, Galícia, Astúrias, País Basco e Castilla e Leon.

A última semana foi mais tranquila. Ficamos no Porto e aproveitamos a oportunidade para sermos um pouco “locais”, com poucos programas turísticos.

Na quinta feira visitamos o Museu do Carro Elétrico, que mantem um belo acervo. Existe um passeio turístico num dos bondinhos, mas nos avisaram que é o local predileto dos batedores de carteira. Preferimos fazer uma longa caminhada pela Ribeira, a parte da cidade que fica junto ao Rio Douro.

No fim de tarde fomos jogar Bingo, segundo nosso filho, atividade voltada para a nossa faixa etária. Para o jantar, nos levaram para um dos pontos de balada, a Rua da Picaria, cheia de bares e lojinhas descoladas. Ficamos no Boa-Bao, com menu asiático. Muito bom e diferente.

Os destaques da sexta-feira foram o almoço no Restaurante Augusto, com um curioso menu executivo que incluía pão, sopa, prato de carne ou peixe, vinho maduro ou água mineral, por um preço fixo. Perfeito para a hora do almoço da turma que trabalha naquela região. A comida estava deliciosa.

No final do dia fomos ao cinema (007) e lanchar no tradicional Café Velasquez. Não deixem de clicar nos links para terem uma ideia do que é oferecido nesses estabelecimentos.

Sábado fomos fazer compras. Passamos pela garrafeira Tio Pepe, dali para a Leroy Merlin e depois para o Makro, onde compramos os ingredientes do almoço de domingo, chez Tomás e Carol. Fizemos um Brunch no ótimo Rosaetal.

Domingo foi o nosso bota-fora. Um belo risoto de camarões e diversas garrafas de vinho, entre elas uma “viúva”, celebrando a compra de um novo imóvel pelo casal de anfitriões. Lembrança indelével!

Na segunda e na terça, seguintes, já entramos em ritmo de viagem, preocupados com o peso das malas e como arrumar tudo. Como sempre, algumas comprinhas de último minuto, presentinhos para todos os queridos no Rio de Janeiro.

Sobrou tempo para visitar a Fundação Serralves com suas múltiplas atividades culturais. Almoçamos no simpático Cantinho do Sushi e jantamos, novamente, no bom Gruta.

Na quarta começou a maratona da volta: Porto–Lisboa e Lisboa-Rio. 12 horas de viagem, sem incidentes, mas muito cansativa e com uma burocracia irritante, mas necessária.

Para encerrar o passeio enológico, João Ricardo enviou a relação de quase todos os 29 vinhos provados na degustação da semana passada. Alguns ele não lembrou. Foram 5 flights, com composições diversas.

Flight 1

Encruzado Dão 2016 – Casa Mouraz, Branco
Tobias Branco 2018 – Quinta de Saes, Branco
Indico Branco 2019
Humus Branco 2019
Espinhosos 2016 – A&D Wines, Branco
João Tavares Torre Bical/Cerceal, Branco
Quinta da Palmirinha Loureiro, Branco

Flight 2

Nomos 2019 – Penhó Wines, Branco
Raiz Branco 2019 – Tiago Teles
Dinâmica Branco – Filipa Pato
Branco Dão 2017 – Casa Mouraz
mais 1 vinho que não foi listado

Flight 3

Maria Duck 2020 – Joao Pato, Pet Nat
Suba Pet Nat
Joao Pato White Wine, Branco
Joao Pato Ducking
Joao Pato Kite Ducking
mais 1 vinho que não foi listado

Flight 4

Humos Rosé Pet Nat
Carmin 2020 – Penhó Wines, Rosé
Rosé Dão 2017 – Casa Mouraz

Flight 5

Trans Douro Express Cima Corgo 2019 – Mateus Nicolau de Almeida, Tinto
Serra Oca Castelão 2016, Tinto
Rufia Tinto 2019 – Tavares de Pina
Gradual 2017 – Quinta da Costa do Pinhão, Tinto
Rufia Mencia 2018 – Tavares de Pina, Tinto
Oscar’s Organic Red – Quevedo, Tinto
Tretas 2019 – Tavares de Pina, Tinto
mais 1 vinho que não foi listado.

E para encerrar:

Lavradores de Feitoria Estrada Reserva 2019
Vintopia Intro 2019

Degustados no almoço de domingo.

Cottas Douro 2020, branco

Acompanhou o almoço no Cantinho da Sushi.

Quinta das Tecedeiras Lilás Branco 2020

Provado no jantar do Gruta.

Saúde e bons vinhos!

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *