Portugal 2021 – resumo da 6a semana

Nossa penúltima semana em Portugal deveria ter sido mais tranquila, mas não foi bem isso que aconteceu… 

Voltamos da Espanha no final da tarde de segunda-feira. Arrumamos nossas coisas no apartamento que já havíamos ocupado e fomos descansar, o que se estendeu, um pouco, pela terça-feira.  

No dia seguinte fomos passear pela rua de Santa Catarina, chegando até a parte baixa da cidade. Um bom almoço no terraço do restaurante N’o Mercado, com pratos do menu executivo. Cansados de caminhar, retornamos de Metro. 

Quinta-feira foi dia de excessos. Primeiro um bem típico almoço português no ótimo A Cozinha do Manel. Este é um tipo de casa muito comum por aqui, ela no fogão e ele no salão. Menu que contempla a sazonalidade, sempre com porções muito generosas. Não há apetite que não seja saciado por aqui! 

No jantar fomos conhecer o Gruta, um restaurante comandado por um casal de brasileiros, João Ricardo e a Chef Rafaela Louzada. Ótima experiência. O local é muito acolhedor e o cardápio, calcado em coisas do mar, é cheio de novidades. Desde já é um programa obrigatório para quem vier passear por aqui. 

O grande destaque da sexta feira foi uma degustação vertical de vinhos da casta Loureiro da Quinta do Tamariz, comemorando 35 anos de ótimas vinificações com esta uva. Foi uma belíssima prova, cheia de surpresas. A foto de abertura mostra o resultado final. 

O evento aconteceu na sala de provas da ViniPortugal na rua das Flores. Pequenos detalhes encheram os nossos olhos, como a folha personalizada que marcava cada lugar. Ao todo, 10 vinhos que passearam entre as safras de 2020 até 1987. Oportunidade única! 

No final de semana Tomás e Carol foram nossos guias. Sábado nos levaram para conhecer o restaurante O Campo. O cardápio? Arroz de pato à moda antiga, óbvio. 

Domingo esticamos até Leça da Palmeira, uma simpática praia, onde almoçamos num restaurante italiano cheio de bossas, o Bonifacio. Um Tiramissu, preparado na mesa, foi o destaque. 

Bem, se vocês acharam que a degustação de 10 vinhos da Quinta do Tamariz um pouco exagerada, que tal uma de 29 rótulos? 

Foi na segunda-feira dia 10, no Gruta. Não vou listar todos os vinhos provados, mas foi um show. João nos convidou para colaborar com dicas para incrementar a carta de vinhos do restaurante. Aqui está a foto para ninguém duvidar. 

Duas garrafas não couberam no balcão. Tintos, brancos, rosados e Pet-Nats. Casa de Mouraz, Felipa Pato, João Pato, Hummus, Quinta da Palmirinha e muito mais. Todos naturais, orgânicos, etc… 

A semana terminou com uma viagem até Viana do Castelo, cerca de 40 minutos do Porto. Outra boa dica. Não deixem de provar as famosas Bolas de Berlim da confeitaria Manoel Natário. Aqui vai a recomendação: só são comercializadas após às 11:30h e tem fila na porta. 

Semana que vem já devemos estar de volta ao Rio de Janeiro. Para não fugir da regra, aqui vão mais alguns vinhos degustados: 

Degustados no jantar do Gruta 

Provados nos almoços de quarta, com menu japonês, e de domingo, no Bonifacio. 

Total: 43 vinhos numa semana. 

Saúde! 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *