Atingir a chamada perfeição é quase uma obsessão, buscada por atletas, artistas, empreendedores e até produtores de vinho, numa eterna tentativa de ser o melhor entre melhores ou, pelo menos, ser mais facilmente reconhecido.
Realizando uma pesquisa simples, na Internet, vamos encontrar uma série de citações por pessoas famosas que têm um elo incomum: é uma busca inútil, sempre vão aparecer defeitos a serem julgados por alguém.
No mundo atual a melhor definição de perfeição seria algo como “possui defeitos, imperceptíveis para os outros”.
Relativizamos a perfeição…
Sendo assim, o possível vinho perfeito seria aquele que apresentaria o menor número de defeitos, o que levanta outras questões:
– Que defeitos seriam estes?
– Quem julga se eles estão presentes, ou não, no vinho?
– Como o consumidor final é informado destes fatos?
Nenhuma destas perguntas tem uma resposta simples e direta.
Vamos examinar o ponto de vista do produtor: será que ele colocaria, conscientemente, um vinho defeituoso no mercado?
Vinhos não são produzidos a partir de uma “receita de bolo”. A cada safra há pequenas variações na qualidade das uvas, implicando em ajustes constantes na adega.
O processo é todo monitorado e as correções que se façam necessárias são aplicadas, sem maiores problemas. Depois de prontos, os vinhos ficam um período em estágio de maturação, sendo colocados no mercado somente depois de um OK da equipe de enologia.
O que nos leva a uma única conclusão: dentro dos parâmetros estabelecidos pelo produtor, seu vinho está perfeito.
A próxima etapa será definida por críticos e profissionais especializados, que tem como missão influenciar o consumidor final.
Uma forte dose de subjetividade vai reger esta fase.
Dentro deste ‘saco’, vamos encontrar os diversos sistemas de pontuação, os grandes críticos de ontem e hoje, as publicações especializadas, blogs, sites, etc…
Cada um vai ter uma opinião diversa sobre um mesmo vinho.
Há um consenso sobre as opiniões de críticos como Parker, Robinson, Johnson e outros: nenhum deles representa um gosto universal. Suas avaliações são melhor interpretadas se olharmos regionalmente.
Nossa memória gustativa decorre da forma como fomos alimentados desde criança. Na vida adulta isto será a eterna referência do que nos é agradável ou não.
Ninguém tem dúvidas de que podemos utilizar as opiniões de qualquer um deles a nosso favor, mas ajustes são necessários. O melhor caminho é provar e comparar: estes 100 pts Parker realmente me agradam ou estou apenas sendo levado pelo marketing quase perfeito?
Neste ponto, encontramos algumas respostas para a terceira interrogação mencionada anteriormente. Mas não é tudo.
Há muita coisa para nos fazer pensar, por exemplo:
– Um vinho caro é sempre bom? (ou seja, preço é um parâmetro confiável?);
– Analogamente, um vinho barato é ruim?
– Qual o meu verdadeiro perfil com relação ao vinho?
Aqui podemos desdobrar:
– Prefiro, tinto, branco, rosado ou espumantes;
– Vinhos tânicos e encorpados ou suaves e macios?
– Alguma casta se destaca em relação a outras?
– E as regiões produtoras, alguma em especial?
Se conseguirmos formar um perfil, pessoal, com a ajuda destas ideias, já estaremos bem perto de descobrir o nosso vinho perfeito.
Não importa se ele não for o mesmo de seus amigos.
O mais provável é que cada um de nós tenha descoberto a sua própria definição de vinho perfeito.
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.
Engenheiro, Sommelier, Barista e Queijeiro. Atualiza seus conhecimentos nos principais polos produtores do mundo. Organiza cursos, oficinas, palestras, cartas de vinho além de almoços ou jantares harmonizados.
Usamos cookies em nosso site para oferecer a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações de cookies" para fornecer um consentimento controlado.
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checkbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.