24/01/2018 – Uma data histórica

Neste dia, em 1965, falecia um dos maiores estadistas que o mundo conheceu, Sir Winston Churchill, grande apreciador do Champagne Pol Roger que, em sua homenagem, produz a Cuvée Sir Winston Churchill, apenas nas safras consideradas excepcionais.

Nos cinemas, entra em cartaz um filme biográfico sobre este personagem (O Destino de Uma Nação), com o grande ator Gary Oldman no papel principal. Candidatíssimo ao Oscar.
Enquanto isto, por aqui, a data em questão, segundo muitas pessoas, passou a pertencer a um exclusivo calendário, junto com sete de setembro e quinze de novembro, que marca eventos que nunca deverão ser esquecidos.
Mas que sina…
Há mais coisas a serem lembradas neste dia específico, principalmente para ‘este que vos escreve’. Tudo começa lá no ano de 1948, ou seja, há exatos 70 anos.
A comemoração desta efeméride foi uma só, a degustação de um Champagne, ao qual atribui 5 * no Vivino. Meu filho me presenteou.

Para os menos avisados, a marca Dom Pérignon é uma das mais conhecidas e está sempre nos “Top 10” de qualquer enófilo de categoria. Um pequeno detalhe, neste rótulo, a palavra ‘Millésime’, designa uma ótima safra, considerada como única – 2009. Uma garrafa ‘pra lá’ de especial.
São 9 anos e o Champagne estava perfeito. Um bonito visual amarelo palha, e o perlage irretocável, nos preparava para os aromas de pêssegos frescos acompanhados pelas notas de panificação, típicas deste tipo de vinho. No paladar era fantástico, com uma bela acidez trazendo um frescor necessário para amenizar o escaldante dia, apesar do ar condicionado estar ligado na temperatura mais baixa que foi possível. Notas cítricas e um longo retrogosto indicavam uma vinificação impecável.
James Suckling deu 97 pontos, as revistas Wine Spectator e Decanter atribuíram 96 pontos.
Churchill e Pol Roger que me desculpem, mas as minhas 5 estrelas foram pouco.
Quanto ao nosso Macunaíma da vez, condenado em 2ª instância, só cabe um comentário: Lamentável (que ele exista).
A data, para mim, inesquecível.
Vinho da Semana: a Vinícola Santa Augusta tem no seu portfólio ótimos vinhos para o verão. Este é um dos meus favoritos.
Sarau Sauvignon Blanc – $
100% Sauvignon Blanc, apresenta visual amarelo claro com reflexos esverdeado, brilhante e límpido. Nariz elegante, muito intenso, complexo e frutado com notas de maracujá, melão, grape fruit, goiaba, bem casado com notas vegetais como folha de tomate e arruda e um toque mineral. No palato tem acidez muito equilibrada, é harmônico e persistente, se percebe as mesmas frutas encontradas no aroma e no retro olfato.
Harmonização: Peixes, frutos do mar, carnes de ave, cozinha asiática, pratos picantes e aromáticos, massas, queijo brie e camembert.
Compre aqui:
Vina Brasilis – Rômulo – romulo@vinabrasilis.com.br – (21) 99515-1071
https://www.facebook.com/pg/VinaBrasilis/shop/?rid=133172546824172&rt=6
Supermercado Farinha Pura (Rio) – http://www.farinhapura.com.br/
Supermercado Real (Niterói) – http://www.supermercadosreal.com.br/

 
 
 
 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *