5 de março de 2024
Tecnologia

Saiba como descrever imagens de forma acessível nas redes sociais

Transformar imagens em palavras é algo que garante a inclusão digital às pessoas com deficiência visual. No Brasil, segundo os dados do IBGE, mais de 7 milhões de pessoas são cegas ou lidam com limitações na visão.

Para que esta parcela da população compreenda o conteúdo compartilhado nas redes sociais, é preciso ter atenção redobrada na descrição das imagens!
A norma é: sempre descreva com texto imagens que transmitem informações relevantes, o que possibilita aos leitores de tela e demais recursos de acessibilidade interpretarem o que é compartilhado na web.

Nas mídias sociais, hashtags como #PraCegoVer e #PraTodosVerem também são cada vez mais populares como ferramentas de descrição.

Separamos abaixo mais dicas que podem ser adotadas para descrever imagens compartilhadas de forma acessível nas mídias sociais.

Como descrever imagens nas redes sociais?

Escreva de forma clara e objetiva para que o texto corresponda ao que a imagem quer passar. Comece a descrição explicando qual o conteúdo será transmitido, ou seja, uma foto, gif, tirinha, etc.

Outra dica é observar o contexto em que a imagem está inserida, para saber o que deve ou não constar na descrição. Nem sempre uma descrição muito detalhada é necessária.

Evite utilizar adjetivos e prefira usar palavras mais conhecidas;
Evite o uso de figuras de linguagem ou termos técnicos (se tiver que usá-los, explique o que significa).
Não use “X”, “@” ou “e” para não marcar gênero, essa prática acaba dificultando o uso dos leitores de tela. Nesses casos, o ideal é tentar usar outras palavras que não possuem gênero.
Identifique os elementos relevantes em uma imagem. Informar em qual lado estão posicionadas pessoas, por exemplo, pode fazer a diferença para quem recebe a informação.
Mencione as cores. Elas também são parte importante do processo de descrição de uma imagem.
Antes da descrição, use expressões como “descrição da imagem”, “imagem acessível” ou até outras hashtags, como #TimelineAcessivel e #InstaAcessivel.

Adicionar descrições no Twitter

Ao compartilhar uma foto no Twitter, o usuário tem a opção de adicionar uma descrição nas imagens para que o conteúdo se torne mais acessível.

  1. Para isso, após anexar uma foto, toque no botão ‘+ALT’ e depois em ‘Sim’ para adicionar uma descrição.
  1. Após finalizar a descrição (com limite de 1000 caracteres) toque no botão ‘Concluído’ na lateral superior direita.

Adicionar descrições de fotos no Instagram

Para adicionar uma descrição de uma foto no Instagram antes da publicação, siga os passos abaixo.

Toque em ‘Configurações avançadas’ na parte inferior da tela antes de compartilhar uma nova postagem.

Em ‘Acessibilidade’, toque em ‘Escrever texto alternativo’.

Por fim, mais orientações sobre descrição de imagem para geração de conteúdo digital podem ser conferidas na Nota Técnica Nº 21/2012 do MEC (Ministério da Educação).

Fonte: Olhar Digital – Por Gabriel Sérvio, editado por Karol Albuquerque

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *