16 de agosto de 2022
Tecnologia

Não existem mais razões para usar o WhatsApp

por: Eric Herrmann
O WhatsApp não precisa de introdução. A plataforma multibilionária de mensagens instantâneas é considerada muito grande para falhar. Mas, além do tamanho, existe alguma outra razão para usar o WhatsApp? Resolvi levantar algumas questões a favor e contra o aplicativo de bate-papo.
Atualização do WhatsApp: o que existe de novo no aplicativo
Estes são os 10 melhores aplicativos de mensagens gratuitas para Android
Razões a favor do WhatsApp
Razão número 1: Todos os meus amigos usam, então eu uso também
O argumento mais comum é a quantidade de usuários ativos na plataforma, e essa massa é conhecida por atrair atenção. Quando perguntado, “Por que você usa WhatsApp?”, muitas vezes vem a resposta padrão: “É como me comunico com os meus amigos”. Contudo, quando você olha ao redor, todos usam pelo menos uma alternativa.
Seja a boa e velha mensagem de texto, que geralmente não custa mais muito, ou mesmo via e-mail, pois você provavelmente tem um e-mail, ou outro mensageiro: todo mundo tem pelo menos um método alternativo para se comunicar. E que tal realizar uma chamada? Sim, o seu smartphone faz isso também.

androidpit-huawei-p9-1436-w782-minAs pessoas ainda ligam para os pais ou avós / © AndroidPIT

Razão número 2: todos os meus grupos de conversa estão no WhatsApp
Um coisa é certa: quando planos importantes são transferidos para o Facebook, você não saíra do sistema tão cedo. Porém, precisamos nos perguntar se os grupos de conversa são realmente a melhor opção como ferramenta de planejamento.
Os grupos no WhatsApp são confusos, barulhentos, você não pode gerenciar as permissões dos membros corretamente e não pode colocar tópicos. Desta forma, novos participantes devem ser sempre plenamente introduzidos ao assunto da discussão. Também se acumulam ao longo dos anos, os grupos mortos, pois mesmo sendo um administrador de um grupo, você não pode fechar o mesmo se ainda existirem participantes no grupo.

whatsapp_group_chat_de-w782-minVocê pode deletar apenas os grupos vazios no WhatsApp / © AndroidPIT

Os grupos no WhatsApp são, portanto, pouco mais do que rudimentares. Se você quiser alcançar tantas pessoas quanto desejar, mova suas discussões para o Facebook Messenger. Antes de reclamar: você também pode usar o Messenger sem ter necessariamente uma conta no Facebook. Basta registrar-se como no WhatsApp, ou seja, usando o seu número de telefone.
Razão número 3: o WhatsApp é criptografado e completamente seguro
Conversas criptografadas de ponta a ponta são legais, mas não são tudo. Os metadados ainda estarão armazenados no WhatsApp. O WhatsApp sabe com quem você está falando e quando. O WhatsApp também sabe o seu número de telefone e o de todos os seus amigos – mesmo se eles não estiverem no WhatsApp. Da mesma forma, se você tiver aceitou os novos termos de uso do WhatsApp, este compartilhou o seu número de telefone celular com a empresa proprietária: o Facebook.

threema_screeenshots_dec_2016_de-w782-minO Threema criptografa tudo e não salva anda / © AndroidPIT

A melhor maneira de se manter anônimo é usando o Threema. A empresa suíça nem precisa do seu número de telefone celular ou endereço de e-mail. Agora, se você quiser cadastrar o e-mail ou número de telefone, no entanto, eles vão ajudá-lo a encontrar seus amigos no Threema sem salvar seus dados em seus servidores. Ou você pode simplesmente pedir que seus amigos enviem os IDs deles no Threema.

telegram_screeenshots_dec_2016_de-w782-minRazão número 4: WhatsApp é gratuito

A questão com o Threema é que a maioria das pessoas não estão dispostas a pagar pelo serviço quando o WhatsApp é oferecido gratuitamente. Entretanto, existem alternativas gratuitas ao WhatsApp. O Telegram tem uma enorme base de usuários, o sinal tem melhor criptografia, e o Facebook Messenger é tecnicamente superior e tão grande, então por que usar o WhatsApp para tudo?
Se o WhatsApp é gratuito, devemos nos perguntar o por quê. Como a empresa está ganhando dinheiro? O Telegram afirma que ainda usa o dinheiro dos investidores por enquanto. O WhatsApp e o Facebook, por outro lado, são financiados através de anúncios segmentados. Eles têm um monte de informações pessoais sobre seus usuários que deveriam supostamente ser anônimas, e estas são o produto que vendem aos seus “parceiros”. Algumas pessoas sentem-se sim bem desconfortáveis com isso.
Razões contra o WhatsApp
Razão número 1: verificação pelo número do telefone
O WhatsApp está vinculado ao seu número de telefone celular, com o qual você se inscreveu. Por que qualquer provedor de serviços de bate-papo exigiria que você desse o número de telefone do cartão SIM? Esta é uma conexão desnecessária. A chave para o anonimato é evitar este tipo de conexão.
Você não pode usar o argumento de que o WhatsApp precisa do número para ajudá-lo a encontrar seus amigos. O Threema faz a mesma coisa, mas sem salvar suas informações. Não há nenhuma razão para permitir que os aplicativos acessem sua agenda particular de contatos, cheia de informações sobre outras pessoas.
Razão número 2: o WhatsApp funciona em apenas um dispositivo, e precisa ser um smartphone
Você só pode usar o WhatsApp em um dispositivo, que deve ser um smartphone. Me pergunto por que as pessoas ainda aceitam este tipo de limitação em 2016? Quando você quiser usar o serviço no seu desktop, você ainda precisa do seu smartphone ligado e conectado à internet. É loucura. O Facebook Messenger, o Telegram e o Hangouts permitem que você use o serviço em um tablet, smartphone ou PC.

androidpit-huawei-mediapad-whatsapp-2-w782-minPara usar o WhatsApp no tablet apenas pela versão web do serviço / © AndroidPIT

Razão número 3: o WhatsApp não possui um bom sistema de backup
Se você mudar o seu número de telefone, todos os seus dados de conversação desaparecerão. Existem backups no Google Drive ou no iCloud, mas é necessário configurá-los manualmente. Então será uma questão de sorte se estes foram devidamente restaurados para o novo dispositivo ou não. Se você mudar do Android para o iPhone, ou vice-versa, restaurar o seu histórico de bate-papo é impossível.
Com o Telegram, o Facebook e o Hangouts, tudo está na nuvem e imediatamente disponível em todos os seus dispositivos.

backupwhatsappgdrive-w782-minVocê precisa configurar o backup no WhatsApp de forma manual / © AndroidPIT

Razão número 4: ligações para números de telefone
Mais uma vez, o WhatsApp está atrelado ao seu número de telefone. Então, quando você alterá-lo, pode ser uma dor de cabeça enorme. Use o assistente de migração no WhatsApp para mover as coisas, mas esteja ciente de que seus contatos não serão notificados automaticamente sobre a alteração de número, a menos que eles estejam em um grupo com você.
Então, você terá que enviar seu novo número manualmente para todos os seus amigos. Convenhamos que isso não é uma coisa realmente boa!
Mudar seu número de telefone irá migrar os dados da sua conta, seus grupos e suas configurações. Antes de prosseguir, por favor, confirme se você pode receber SMS ou ligação em seu novo número. Se você possui um novo aparelho, você deve, primeiro, alterar seu número em seu aparelho antigo.
Conclusão
Se você é um usuário nato do WhatsApp, provavelmente não concorda com a minha opinião. Desculpe, mas eu realmente entendo o que você está passando. Eu mesmo sou um usuário do WhatsApp, infelizmente, por questões de convívio social, sou forçado a reinstalar o app.  Porém, no meu smartphone roda em paralelo o Skype, o Facebook, o ICQ, o Telegram, o Hangouts e o Threema. E todas as vezes que uso um destes, sinto meu coração bater forte novamente. O WhatsApp ainda não faz isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.