7 de julho de 2022
Tecnologia

Como esconder aplicativos de banco no Android e iPhone

Dificultar ao máximo o acesso de terceiros aos aplicativos de banco do seu celular pode evitar dores de cabeça em caso de perda ou roubo do aparelho. Além de adotar outros métodos mais tradicionais, como proteger o smartphone com senha e incluir mais etapas de verificação de identidade para acessar a sua conta, outra ideia que funciona é deixar alguns apps ocultos no seu dispositivo (especialmente os de finanças).

Tanto os aparelhos que rodam Android como os iPhones contam com opções para ocultar apps. Confira no guia abaixo como tirar proveito do recurso no seu telefone.

Como esconder apps no Android

Um diferencial do Android são as diferentes interfaces do sistema, que costumam trazer alguns recursos extras para os dispositivos. Uma das mais populares é a One UI, que vem embarcada nos aparelhos da sul-coreana Samsung.

Caso tenha um celular da marca, saiba que é possível ocultar aplicativos até da sua biblioteca de aplicativos. Dessa forma, um app de banco só consegue ser acessado por meio de uma busca manual no aparelho. Para testar o recurso, siga os seguintes passos:

  1. Abra as configurações do aparelho tocando no ícone de engrenagem e acesse a opção ‘Tela inicial’.
  2. Em seguida, toque em ‘Ocultar aplicativos’.
Imagem: Reprodução

3. Na próxima tela, navegue pela lista de apps e toque naqueles que deseje esconder. No fim, toque em ‘OK’ para confirmar a solicitação.

Não tem um aparelho Samsung? Aparelhos de outras marcas como a Xiaomi também possuem recursos similares. Ainda assim, você também pode procurar por aplicativos dedicados na Play Store. Alguns permitem até proteger o acesso a certos apps com senha.
Como ocultar aplicativos no iPhone

Diferente do Android, o iOS não conta com um recurso nativo que permite esconder aplicativos. O que pode ser feito é removê-los da tela inicial, permitindo o acesso apenas por meio da biblioteca de aplicativos (que aparece deslizando a tela inicial para a direita).

  1. O processo é bem simples. Basta manter o dedo pressionado sobre um dos ícones até que todos os apps comecem a flutuar na tela.
  2. Agora, toque no ícone de traço na horizontal que aparece logo acima do ícone do aplicativo.
  3. Confirme a sua solicitação tocando na opção ‘Remover da tela de início’.
Imagem: Reprodução

Para dificultar ainda mais o acesso, você pode ajustar o iOS para remover os aplicativos de banco dos resultados de pesquisa acessando Ajustes > Siri e Busca. Role com o dedo até encontrar o aplicativo do seu banco e toque nele para abrir mais opções. Na próxima tela, desative a opção ‘Mostrar App na Busca’.

Imagem: Reprodução

Pronto! Agora você já sabe como ocultar os aplicativos de banco no seu celular, o que não deixa de funcionar como uma barreira extra contra a ação dos criminosos em caso de roubo.

Fonte: Olhar Digital Por Gabriel Sérvio, editado por André Lucena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.