18 de abril de 2024
Tecnologia

Como aumentar a vida útil da bateria do celular?

Imagem: Poravute Siriphiroon/Shutterstock

Hábitos cotidianos simples com o aparelho podem ajudar o hardware e combater seu superaquecimento.

A vida útil de uma bateria é o tempo médio que a peça “vive”, ou seja, o número de meses ou anos em que ela funciona normalmente. Isso porque, passado esse tempo, não há qualquer garantia de segurança ou bom funcionamento por parte das desenvolvedoras; assim, ela pode pifar a qualquer momento. Apesar disso, há algumas dicas que podem contribuir para evitar possíveis defeitos e aumentar a vida útil da bateria do seu celular. Confira mais informações a seguir.

Não exponha o celular a ambientes com temperatura extrema

Segundo uma pesquisa efetuada pelo site The Wall Street Journal, temperaturas acima de 35º C já são o bastante para causar danos consideráveis (e às vezes irreversíveis, em caso de exposição prolongada e repetitiva) à bateria do celular. Contudo, o mesmo pode acontecer em temperaturas muito baixas (sejam elas próximas ou abaixo de zero).

Por isso, a recomendação é sempre manter o aparelho em um local arejado, longe da luz solar direta, de lareiras, de lâmpadas quentes, ou em contato com qualquer ambiente muito quente ou muito frio. No caso de você morar em um lugar onde o clima é extremo, o mais adequado é guardar o seu celular em uma bolsa térmica para smartphone sempre que sair de casa: o acessório impede que tanto o excesso de calor como frio possam prejudicar o hardware do aparelho.

Evite lugares com alta incidência de umidade

Sabia que a bateria do seu celular pode inchar? Esse fenômeno pode estar associado a exposição em ambientes úmidos, como o banheiro. Então, se você é uma dessas pessoas que adoram ouvir música durante o banho, aqui vai uma dica: use uma capa protetora, transparente e com touch para proteger todo o celular enquanto estiver no banho. Ou, ainda, mantenha o celular fora do banheiro, mas conecte-o a uma caixa de som (também fora do banheiro) e aumente o volume da música.

Mas eu moro em uma cidade superúmida, e agora? Nesse caso, mantenha o celular longe de ambientes que possam concentrar esse excesso de umidade, como banheiros, guarda-roupa, gavetas e paredes. Deixe-o em um lugar livre e arejado.

Utilize carregadores inteligentes e remova a capinha durante a recarga

É de domínio público o fato de que o celular esquenta durante a recarga, e isso pode acontecer devido à alta velocidade e potência que são transmitidos da tomada para o aparelho. Esse processo de aquecimento, contudo, pode ficar ainda maior e comprometer a vida útil da bateria.

Nesses casos, duas atitudes são recomendadas: remover a capinha/case sempre que for recarregar o celular e apenas recolocá-la quando o aparelho estiver frio; e usar um carregador inteligente, o qual detecta automaticamente quando a temperatura do celular aumenta demais e diminui a potência do carregamento para evitar que a bateria superaqueça.

Remova a capinha durante ações de alto desempenho

Como dito no tópico anterior, a capinha do celular pode contribuir para aquecer o celular. Isso acontece porque o acessório limita a ventilação do aparelho, concentra o calor emitido por uma ação ou pelo carregamento, e este calor começa aumentar cada vez mais. Então, para evitar o superaquecimento –– algo que devora a bateria ––, é indicado remover a capinha durante ações de alto desempenho.

Mas que ações são essas? Qualquer coisa que faça o smartphone superaquecer. Geralmente, isso aconteça durante filmagens em Full HD ou 4K, e durante a reprodução de jogos que demandam mais desempenho de hardware. Assim, sempre que notar que uma atividade aumenta a temperatura do aparelho, alimente o hábito de remover a case.

Reinicie o celular de vez em quando

Você já deve ter ouvido falar que reiniciar o celular de vez em quando é ótimo para a saúde do aparelho. Este hábito costuma baixar atualizações importantes no sistema, liberar um pouco de espaço, corrigir alguns erros de software e muito mais.

Dentro dessa gama de benefícios, também encontramos pontos positivos para a bateria, que são: ajudar a recalibrar o sistema de gerenciamento da bateria, redefinir conexões de rede para evitar que o aparelho gaste mais energia do que o necessário, encerrar erros de software que estavam consumindo muita bateria, etc. Então, pelo menos uma vez na semana ou duas vezes ao mês, reinicie o seu celular.

Fonte: Olhar Digital Por Wagner Edwards, editado por Bruno Ignacio de Lima

O Boletim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *