3 de julho de 2022
Tecnologia

As novidades do Android 8.1 Oreo: agora em vídeo


Escrito por: Bruno Salutes
O Android Oreo ainda não está presente em muitos aparelhos vendidos no Brasil, incluíndo aí os topos de linha. Poucas fabricantes, como a Sony, Asus e Motorola liberaram novos dispositivos de fábrica com o novo sistema ou estão em dia com seu cronograma de atualizações. Apesar disso, o Google segue a todo vapor e liberou a versão final do Android 8.1 Oreo recentemente. Conheça todos os detalhes dessa versão a seguir.
Android 8.0 Oreo e seus superpoderes: novidades, dicas e funções
Android 8.0 Oreo: quais dispositivos irão receber a atualização
Android 8.1 Oreo: lançamento e compatibilidade
Apesar de ser uma nova versão do sistema, devemos dizer que a maioria das novidades são destinadas aos smartphones Google Pixel, sobretudo os modelos Pixel 2 e Pixel 2 XL. Os smartphones que estavam legíveis para receber o 8.0 Oreo receberão o novo update, como o primeiro Pixel, o Pixel C, o Nexus 6P e o Nexus 5X.
A nova versão veio acompanhada pelo Android Oreo Go Edition, ou Android Go, destinada aos modelos com 512MB ou 1GB de RAM.
Em vídeo, conheça todas as últimas novidades do Android 8.1:

Android 8.1 Oreo: novidades e recursos
Velocidade das redes Wi-Fi
O Android 8.1 mostra rótulos a respeito da velocidade de redes de Wi-Fi públicas. Isso significa que dá para saber a velocidade da rede antes mesmo de se conectar a ela. Antes, era possível ver um indicador da força do sinal, mas era necessário se conectar a uma rede para saber a sua velocidade.
As informações que aparecem antes da conexão rotulam as redes entre Lenta, OK, Rápida e Muito Rápida, respeitando o seguinte modelo de categorias:
Lenta: se você utiliza chamadas via Wi-Fi, dá para realizá-las e enviar mensagens (de 0 a 1 Mbps)
OK: você pode ler páginas da web, usar redes sociais e ouvir música por streaming (de 1 a 5 Mbps)
Rápido: você consegue ver a maioria dos vídeos (de 5 a 20 Mbps)
Muito rápido: você consegue ver vídeos de qualidade muito alta (superior a 20 Mbps)
Observação: o recurso não funciona para redes protegidas por senhas, e pode ser desabilitado caso você não queira utilizá-lo.
Alertas para consumo de bateria
A interface do gerenciador de bateria passou por pequenos refinamentos e irá monitorar melhor os apps que consomem mais bateria. Atualmente, a interface já nos mostra quais apps estão gastando mais energia, no entanto, com o Android 8.1 Oreo um alerta será enviado ao usuário com detalhes do app gastão. Essa notificação aparecerá na barra de notificações e na tela bloqueada.
Quando uma notificação for enviada, basta tocar na mesma e o sistema irá sugerir alguns comandos que irão limitar a aplicação. O Android 8.1 também mostra quando um aplicativo estiver rodando em segundo plano e usando recursos com frequência como, por exemplo, solicitando uma atualização quando a tela está desligada.

Alerta de notificação (3 apps estão usando bateria) / © AndroidPIT

Visual Core
Essa novidade se destina a quem comprou os mais recentes smartphones do Google. Se trata da liberação do Pixel Visual Core, o primeiro chip móvel desenvolvido pelo Google. Toda Engine do novo chipset estava restrita ao software de câmera controlado pelo Google, nativo dos modelos.
Android Oreo: estes são os apps compatíveis com o modo Picture-in-Picture
Agora, contudo, o Android 8.1 permitirá que outras empresas possam integram recursos e utilizar a função HDR+ exclusiva dos Pixel 2. Infelizmente, apenas apps que rodarem nos Pixel 2 poderão tirar proveito dessa integração. O modo HDR+ se destaca nesse aplicativo por oferecer um recurso realmente funcional, em tempo real e que entrega ao usuário um resultado fiel no que diz respeito ao contraste e as cores.
Adaptação da interface
O Google está otimizando alguns detalhes da interface do Android Oreo. Como já vimos em outro artigo, o sistema pode receber cores mais escuras nos principais menus, widgets e na Dock principal quando um papel de parede com cores pretas é aplicado. Além de otimizar essa adaptação, o Google está permitindo que os desenvolvedores adaptem a interface de seus aplicativos com base na cor predominante do wallpaper.
Surpresa: Android Oreo vem com tema escuro que funciona

Tema escuro adaptável / © AndroidPIT

TensorFlow Lite
Os desenvolvedores poderão otimizar a inteligência artificial de seus aplicativos através do TensorFlow Lite, que permite que operações de redes neurais sejam executadas localmente no aparelho usando aceleração por hardware. A API Neural Networks também está ligada ao chip Visual Core e a outros frameworks, como o Caffe2. Isso significa que serviços como o Google Assistente estarão mais inteligentes e integrados a outros apps que poderão usufruir de um chip dedicado a computação de Machine Learning.
Por que o seu smartphone não receberá o Android 8.0 Oreo
Otimizações para modelos com 1GB de RAM
É um pouco ousado dizer que modelos com 1GB irão receber o Android 8.1, ou melhor, é pouco provável que estes cheguem até a oitava versão do sistema de alguma forma. Acontece que o Google está se esforçando para que os smartphones que fazem parte do Android Go, ou com 1GB de RAM, possam receber versões mais simples de apps e jogos sem grandes impactos na performance geral. O Instant Apps também deve garantir que dispositivos com hardware superior possam rodar apps em formato web.
Além das otimizações importantes mencionadas acima, o Android 8.1 Oreo traz as seguintes melhorias:
Um novo widget de calendário
Central de atalhos rápidos agora está levemente transparente
O menu de “Gestos” agora está destacado nas configurações do sistema

Central de atalhos rápidos transparente e nível de bateria de acessórios Bluetooth / © AndroidPIT

É possível ver o nível de bateria de acessórios Bluetooth conectados ao sistema
Melhorias no sistema de preenchimento rápido
Menu de desligar e reiniciar o dispositivo foi remodelado
Seção de “Ajuda e Suporte” foi redesenhada.
E aí, ansioso para receber essa atualização?
Fonte: Android Central
Fonte: Androidpit

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.