20 de julho de 2024
Eliana de Morais

Seu evento engaja os participantes através dos 5 sentidos?

   
 
 
 
 
Texto: Vanessa Martin
Logo ao chegar ao evento, a expressão no rosto dos seus convidados mostra que ficaram impressionados com a recepção. Durante o evento, eles demonstram satisfação e estão envolvidos um com o outro e com as atividades oferecidas pelos patrocinadores. Ao retornarem para suas casas, o saldo de posts, fotos e vídeos são os mais positivos possíveis!
Nossa!! Este é o sonho de consumo de qualquer organizador de eventos, não é mesmo?! E, certamente, o seu também! Mas a pergunta que todos querem mesmo fazer é: Como posso obter este resultado com o meu evento? Será tão difícil assim conseguir este nível de envolvimento?
Como engajar?
Tenho que confessar que, ao longo de tantas décadas estudando e trabalhando com evento, nunca encontrei uma resposta simples para estas perguntas. Na verdade, a cada ano, todas as pesquisas confirmam crescimento consistente no grau de exigência por parte de participantes e clientes por eventos motivadores e com alto retorno de investimento. Desta forma, o organizador tem que se esforçar cada vez mais para conseguir superar as expectativas destes stakeholders.
A tecnologia em eventos oferece cada vez mais múltiplas opções para conseguir este engajamento. E elas começam já na definição do que é tecnologia para este mercado. Posso garantir que ela transcende, e em muito, os aplicativos para eventos e as mídias sociais, que são por si só um universo de opções possíveis.
Mas o que é engajamento?
Mas vamos voltar para o principal para o evento e objeto deste artigo: o engajamento! Por conceito, engajar é se aplicar a alguma atividade por e com vontade própria. Ou seja, é realizar ação com motivação e ser estimulado a agir. Por que isso é tão importante em eventos? A reação indica resultado ao estímulo dado. O que sempre se espera é que ambos sejam positivos para o evento.
A explicação é científica: todo comportamento resulta de processos neurológicos que, por sua vez, são programados através de representações neurais motivadas pelas sensações geradas por estímulos externos tais como cheiro, tato, olhar, etc. A Programação Neurolinguística (PNL) é um conjunto de técnicas que busca entender estes processos internos.
Os eventos multi sensoriais
A motivação e o engajamento obtidos em eventos são resultados diretamente proporcionais aos sentidos despertos, ou seja, o envolvimento é tão maior quanto mais sentidos forem focados e com maior intensidade. Afinal, o ser humano é um ser complexo. Por isso, ganham força os multi-sensory events, ou eventos multissensoriais, nos quais são ativados vários sentidos humanos. O motivo: oferecem eventos mais memoráveis.
Se pararmos para pensar melhor, a produção e a vivência do evento multi sensorial já são realidade. Um pouco tímida é verdade ou, pelo menos, em menor intensidade e quantidade de alternativas do que poderiam ser, mas já acontecem. Como, por exemplo, as ativações de luz, a realidade visual e aumentada, os túneis de acesso e os eventos culinários, entre tantos exemplos.
Por outro lado, também fica muito claro e transparente sobre o muito que o mercado ainda pode fazer para abraçar mais fortemente as experiências sensoriais. Afinal, nossos sentidos representam o melhor, senão o único, trampolim para as nossas experiências.
Produzir eventos que incorporam os cinco sentidos (visão, som, cheiro, gosto e toque) é a melhor opção para eventos memoráveis e impactantes. Use sua maravilhosa criatividade e as infinitas alternativas, tecnológicas ou não, para encontrar as opções que destacarão seu evento de seus concorrentes!
Seus clientes agradecem!
Para saber mais:
https://helloendless.com/engaging-five-senses-event-planning/
https://inlpcenter.org/what-is-neuro-linguistic-programming-nlp/
http://www.londonandpartners.com/media-centre/press-releases/2015/20151013-events-industry-not-using-sensory-experiences-to-their-full-potential-according-to-new-study
Fonte: https://www.revistaeventos.com.br

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