9 de agosto de 2022
Dicas

11 Objetos dos quais você deveria se desfazer imediatamente para liberar espaço em casa

Muitos objetos servem apenas para ocupar espaço em casa por diversos motivos: seja porque queremos usá-los mais uma vez, por serem souvenirs ou simplesmente por não sabermos o que fazer com eles. Mas um ambiente saudável envolve uma boa disposição dos utensílios e seu uso adequado. Por isso é sempre bom dar uma olhada e se desfazer daquilo que não usamos mais.

Aqui, reunimos diferentes itens que deveriam ser jogados fora imediatamente e explicamos como descartá-los ou reutilizá-los para evitar contaminação do meio ambiente. Confira!

  1. Cabides de arame

Os cabides de arame são frágeis e não aguentam roupas pesadas. Embora sejam feitos para economizar espaço, podem ser ruins para pendurar um casaco, por exemplo. Além disso, os cabides de madeira são mais resistentes e mantêm o formato das roupas. Outra dica é serem todos iguais para transmitir uma imagem de ordem e limpeza no guarda-roupa.

  1. Garrafas

As garrafas, sejam de plástico ou vidro, ocupam muito espaço na casa e só acumulam poeira e sujeira. As garrafas plásticas podem ser descartadas, enchendo-as com sacolinhas de plástico descartáveis ​​para depois levá-las a um ponto de coleta de reciclagem. E, assim como o vidro, podem ser recicladas e transformadas em outros objetos.

  1. Maletas e malas velhas

A menos que viva de aluguel ou esteja viajando, acumular maletas e malas velhas simplesmente entopem a casa. Mas, antes de se desfazer delas, é preciso analisar a possibilidade de vendê-las ou doá-las a quem possa precisar. Se estiverem muito desgastadas, o indicado é descartá-las nos lugares certos, de acordo com o tipo de material.

  1. Vestidos de noiva

O problema dos vestidos de noiva é serem usados ​​apenas uma vez. Muitas mulheres decidem guardá-los com a ideia de passar para as filhas, mas, além de sair da moda com o tempo, também acabam ocupando espaço. Uma boa maneira de se livrar dessa peça é vendê-la (e ganhar algum dinheiro) ou doá-la para outros fins. Você também pode optar por reformar o vestido para usá-lo novamente.

  1. Roupa velha

As roupas velhas tendem a ocupar muito espaço no guarda-roupa, por isso é melhor se desfazer delas. Antes de descartá-las, devemos considerar o impacto ambiental gerado pela indústria da moda e optar por outras soluções, como doá-las, vendê-las ou reutilizá-las para outros fins. Lembre-se, é melhor ter apenas o necessário para que seu guarda-roupa não pareça “cheio de nada”.

  1. Medicamentos

Comprimidos, xaropes ou injetáveis ​​expiram, podem causar problemas de saúde, além de acumular espaço nos armários. Alguns lugares recebem esses medicamentos para descartá-los corretamente, sem prejudicar o meio ambiente. Outra solução é ler as instruções nos recipientes, em que especificam como devem ser descartados. Também há a possibilidade de misturá-los com café ou terra para jogá-los em uma lata de lixo com outros resíduos.

  1. Travesseiros

Um dos objetos mais usados ​​para descansar é o travesseiro, por isso deve ser feito de um material bom e ter o formato certo. Os travesseiros velhos tendem a acumular muita poeira, por isso é melhor substituí-los a cada um ou dois anos para evitar reações alérgicas e reduzir os odores provocados pelo desgaste do enchimento.

  1. Canetas e marcadores

Outro objeto que costumamos acumular são as canetas e os marcadores. O problema é não poderem ser descartados como qualquer produto plástico, então o ideal é levá-los a locais adequados que administrem esse tipo de resíduo. Outra alternativa é armazená-los em um saco plástico e fechá-lo com fita adesiva. E se ainda tiverem algum resto de tinta, você pode doar para escolas para serem aproveitados.

  1. Esmalte de unhas ou base

Caso não use esmaltes com frequência, talvez esses produtos estejam guardados no armário há anos. É recomendável se livrar deles depois de um tempo, pois sua composição pode estar alterada e afetar as unhas. Se os frascos estiverem vazios, podem ser reutilizados ou embrulhados em sacos de papel para serem descartados no lixo.

  1. Produtos de limpeza e higiene

Shampoo, gel, condicionador, fixador, entre outros, são os produtos de limpeza e higiene mais comprados e se acumulam em nossos banheiros. Se estiverem vazios, devem ser descartados corretamente, de acordo com o tipo de material com o qual foram fabricados. Claro, você deve se certificar de que não contenham mais nenhum produto, para evitar contaminar o meio ambiente.

  1. Brinquedos velhos

As crianças crescem e também ficam entediadas com seus brinquedos antigos, por isso acabam se esquecendo deles em qualquer canto da casa. Se ainda estiverem em boas condições, podem ser vendidos ou doados a outra criança. Também podem ser entregues a instituições infantis, que poderão usá-los em suas atividades educacionais.

Quais objetos você costuma acumular em sua casa? Como lida com os itens que já estão obsoletos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.