28 de abril de 2024
Turismo

Scala dei Turchi, uma praia siciliana

Visual fantástico! (Foto: Mônica Sayão)

A Sicília realmente surpreende. Todo mundo já ouvir falar de Taormina, Palermo e Siracusa. Mas há vários lugares pouco conhecidos e que valem demais serem visitados.

Um desses lugares é Scala dei Turchi, uma praia próxima de Agrigento, no sudoeste da Sicília. Tenho aqui que dizer que há muitas praias lindas na Sicília mas não conheço outra que conjugue tão bem um mar azul turquesa com costa de um calcário branco de quase doer os olhos em um dia de sol.

Scala dei Turchi, em italiano, significa Escada dos Turcos. Na pesquisa que fiz para elaborar o roteiro pela Sicília há alguns anos, me deparei com este nome até então desconhecido para mim. Localizada a poucos quilômetros de Agrigento, na costa sudoeste da ilha, faz dobradinha perfeita para quem estiver na região.

Agrigento é famosa porque lá está o Vale dos Templos, sítio arqueológico com ruinas da antiga cidade grega de Akragas, com vários templos, alguns bem preservados.

Vale dos Templos, em Agrigento. (Foto: Mônica Sayão)

Fiquei intrigada com o nome Escada dos Turcos… Soube que os sicilianos chamavam aleatoriamente as populações árabes de “turcos”. E “escada” diz respeito ao aspecto físico deste penhasco de calcário branquíssimo, que ao longo do tempo foi erodido pelo mar e ventos, e que adquiriu forma parecida com degraus.

Diz a lenda que o local era ideal para os piratas, que ancoravam seus barcos na enseada de águas calmas e escalavam seus degraus para saquearem as cidades próximas. Faz sentido…

Meu primeiro contato ao vivo com a Scala foi o da foto abaixo. O motorista do ônibus parou num ponto estratégico da estrada e nos fez a surpresa. Como diz uma amiga, foi o momento “UAU!” A alvura do calcário em degraus contra o azul do mar foi imagem inesquecível para mim.

Primeiro contato visual com La Scala dei Turchi – momento “Uau!” – (Foto: Mônica Sayão)
Dei zoom na câmera… ainda mais surpreendente! – (Foto: Mônica Sayão)

Percebi que é uma região mais simples do que outras na Sicília. Ao longo da estrada há alguns prédios baixos e mal conservados. Mais adiante alguns hotéis e pousadas. Não há uma estrutura turística significativa, mas talvez por isso mesmo é que o lugar se mantenha inalterado e não tenha perdido a beleza e encanto. Aprendi que na vida tudo tem um lado bom e outro ruim.

A entrada para a Scala aparece de repente, junto à estrada. É um cartaz que indica o acesso à praia vizinha, através de rampas e escadas.

A entrada da Scala é livre, é só descer até a praia. (Foto: Mônica Sayão)

É uma descida longa, mas nada cansativa por causa das rampas suaves. Sem contar que a gente já vai descortinando um visual muito bonito.
Do final das escadas e rampas até a Scala dei Turchi propriamente dita, anda-se por quase um quilômetro sobre a areia de duas praias vizinhas. A gente nem percebe a distância por causa do entorno tão bonito e de tanta expectativa do que vem adiante.

Descida para a praia vizinha à Scala dei Turchi: degraus, rampas e um cenário para lá de bacana. Detalhe: a Scala fica à direita após a descida. (Foto: Mônica Sayão)
A caminho da Scala dei Turchi. (Foto: Mônica Sayão)
Emoção aumentando… (Foto: Mônica Sayão)
Olhando para trás depois de subir o calcário branquinho. (Foto: Mônica Sayão)

Finalmente, na minha frente, a imagem que perseguia deste a pesquisa na internet. A cor da água nessa enseada é assim mesmo, sem nenhuma maquiagem de minha parte. Imagino que seja o calcário branco que também deve estar no fundo do mar. Vocês repararam nas fotos anteriores das duas outras praias ao lado? Mar bonito, transparente, mas não com a mesma tonalidade de azul. E já era no meio da tarde e estava um pouco ventoso.

Agora sim! O visual espetacular que aguardava ansiosamente ver. O paredão de calcário contra o mar de um azul turquesa lindo é um conjunto quase imbatível.
(Foto: Mônica Sayão)
Uma última imagem da Scala dei Turchi. Deixou saudades. (Foto: Mônica Sayão)
No caminho de volta, depois de subir a escada, uma parada estratégica antes de partir. (Foto: Mônica Sayão)

E se alguém ainda ficou com dúvida se o lugar é realmente lindo, aqui está uma imagem que não é minha porque não tenho drone,
mas mostra bem a beleza da Scala dei Turchi. (Foto: lavalledeitempli.it)
Mônica Sayão

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *