27 de abril de 2024
Turismo

San Domenico Palace: um hotel-personagem

Fachada lateral do San Domenico Palace Hotel, em Taormina, com o vulcão Etna ao fundo. (Foto: Mônica Sayão)

A série tem o nome de White Lotus, e tem feito um enorme sucesso pelo mundo, inclusive no Brasil (HBO). É uma série de comédia dramática, acho que posso definir assim, ambientada em hotéis cinco estrelas, onde a gente acompanha a vida de hóspedes e funcionários. Por enquanto já foram lançadas duas temporadas, mas sei que haverá uma terceira.

Nos Estados Unidos a primeira temporada, ambientada em um hotel super bacana no Havaí, ganhou dez prêmios Emmy em 2022, o que é impressionante.

A segunda temporada, que terminou recentemente, foi ambientada em Taormina, Sicília, no hotel San Domenico Palace. Na série, o San Domenico pertence à fictícia rede de hotéis “White Lotus”. Na realidade o San Domenico pertence à rede Four Seasons, assim como o hotel/resort do Havaí pertence ao mesmo grupo.

Para quem ainda não conhece o San Domenico, a série é uma ótima oportunidade, já que a maior parte das cenas foi filmada na propriedade. Aliás, não é demais dizer que o hotel siciliano é definitivamente um dos personagens da segunda temporada.

O hotel já foi um convento dominicano no século XIV, que foi aumentado de tamanho ao longo dos séculos subsequentes. Em 1896 o convento foi transformado em um hotel, sempre hospedando artistas e famílias abastadas ao longo de sua existência. Em 2017, o San Domenico abrigou a reunião de cúpula do G7, encontro de líderes de grandes países do mundo.

Em 2021, após três anos de extensa reforma,e sob o comando do grupo Four Seasons, o San Domenico reabriu como aparece no White Lotus. Além de ser excelente, está localizado no centro histórico, ao lado da Piazza IX Aprile, e com vistas privilegiadas da cidade, do mar e do Monte Etna.

Uma visão mais abrangente de Taormina: a parte alta (à direita) é o centro histórico, onde está o hotel San Domenico. Mesmo de longe dá para ver uma construção bege claro e outra com tapumes verdes: são parte do hotel, na época, ainda em reforma. (Foto: Mônica Sayão)

Dito isso, volto à segunda temporada de White Lotus. O San Domenico é, sem dúvidas, um dos pontos altos da série. A gente flana pelos elegantes ambientes do hotel, incluindo piscina de borda infinita, lindos jardins e ótimos restaurantes. Tudo muito chique sem ser pretensioso. São 111 quartos e suítes, algumas delas com piscina privativa.

Na série os hóspedes tomam o café da manhã no Anciovi, com mesas na varanda e espetacular vista do mar. Mas o restaurante principal é o Prince Cerami, que possui uma estrela Michelin, onde algumas cenas foram filmadas. Várias cenas se passam no Bar & Chiostro, quem viu a série vai logo reconhecer.

Soube por coluna no The Guardian que os produtores da série visitaram cerca de setenta hotéis na Itália até se decidirem pelo San Domenico Palace. Faz sentido, é mesmo sensacional.

As imagens abaixo foram tiradas do site do San Domenico Palace, já que nas vezes que estive em Taormina, o hotel estava em obras.

Uma das fachadas do San Domenico. (fourseasons.com/taormina)
Piscina com vista é outra história! (fourseasons.com/taormina)
Restaurante Anciovi. (fourseasons.com/taormina)
Claustro do antigo convento. (fourseasons.com/taormina)
Princess Cecilie Suite. (Foto: fourseasons.com/taormina)
Royal Suite, sonho de consumo! (Foto: fourseasons.com/taormina)
Bar & Chiostro, onde várias cenas foram gravadas. (Foto: fourseasons.com/taormina)
O hotel tem localização para lá de privilegiada! (Foto: fourseasons.com/taormina)

Para quem quiser saber mais sobre Taormina, tenho duas colunas aqui no O Boletim sobre ela, de tanto que adoro essa fantástica cidade siciliana.

Mônica Sayão

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

“Arquiteta de formação e de ofício por muitos anos, desde 2007 resolveu mudar de profissão. Desde então trabalha com turismo, elaborando roteiros e acompanhando pequenos grupos ao exterior. Descobriu que essa é sua vocação maior.”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *