28 de abril de 2024
Colunistas Lucia Sweet

A posse

Em tempos tão conturbados, a Grã-Bretanha ou Reino Unido prepara-se para a coroação do novos Rei e Rainha da Inglaterra.

O convite para a coroação do Rei Charles III e da Rainha Camilla, no dia 6 de maio, é colorido, lúdico e festivo, e será enviado a mais de 2 mil convidados.

Pintado à mão em aquarela e guache, o convite ilustra as maiores paixões do rei, a natureza e o meio ambiente, com abundância de flores silvestres e vida selvagem.

No convite estão representados também os quatro símbolos florais do Reino Unido, a rosa, o trevo, o cardo (hawthorn) e o narciso, além dos brasões do rei e da rainha, naturally, e será reproduzido e impresso em cartão reciclado com detalhes em folha de ouro.

O convite foi desenhado pelo artista heráldico Andrew Jamieson e foi escolhido pessoalmente pelo monarca depois que membros do Art Workers’Guild, do qual ele é membro honorário, foram convidados a apresentar projetos.

Símbolos representados no convite:

Homem verde
No centro do convite de coroação do rei está um motivo proeminente do Homem Verde, uma figura antiga do folclore britânico, símbolo da primavera e do renascimento, para celebrar o novo reinado.

A figura, coroada em folhagem natural, é formada por folhas de carvalho, hera e flores emblemáticas do Reino Unido.

O Homem Verde é encontrado em muitas formas ao longo da história, uma figura misteriosa considerada por alguns como uma espécie de trapaceiro.

Embora muitas vezes considerado um símbolo pagão, esculturas dele são comumente encontradas em igrejas em toda a Europa, inclusive na Abadia de Westminster.

Prado de flores silvestres
O prado de flores silvestres britânico é representado no convite por lírios do vale, centáureas, morangos silvestres, rosas, campainhas azuis e um raminho de alecrim como lembrança – uma alusão à sua falecida mãe.

A vida selvagem pontilhada entre as flores inclui uma abelha, borboleta, joaninha, carriça (o passarinho chamado em inglês de “wren”) e um tordo. As flores aparecem em grupos de três, significando o fato de que Charles é o terceiro monarca com seu nome.

O rei é conhecido por seu amor pela natureza. Seus jardins em Highgrove abrigam mais de 70 flores silvestres e gramíneas diferentes.

“Um passeio por um prado de flores silvestres no auge de sua glória no meio do verão é ao mesmo tempo inebriante e restaurador; trazendo alegria e paz para nossas vidas ocupadas ”, escreveu ele em 2021, e instava as pessoas a proteger essa fauna natural.

Brasões
Um leão, um unicórnio e um javali – tirados dos brasões de Suas Majestades – podem ser vistos entre as flores.

A Rainha Consorte recebeu seu brasão, desenhado no canto superior direito do convite, em 2005 para marcar seu 58º aniversário. Possui um leão e um javali com uma coroa acorrentada em volta do pescoço e uma cabeça de javali no próprio escudo. Ambos são tirados do brasão da família Shand, de Camilla. Seus braços agora estão envolvidos pela Jarreteira, após tornar-se Dama Real da Ordem da Jarreteira no verão de 2022.

O brasão do rei apresenta um leão e um unicórnio, símbolos da Inglaterra e da Escócia.

Uma grande letra C, sua inicial compartilhada, é representada entre os dois escudos.

O design, revelado pelo Palácio de Buckingham na quarta-feira, ecoa um convite especial pintado à mão para a cerimônia de coroação de Elizabeth II.

Após a morte em 6 de fevereiro de 1952 do rei George VI, avô do príncipe Charles, sua mãe foi proclamada rainha Elizabeth II e o príncipe Charles tornou-se herdeiro aparente com o título de duque da Cornualha e seis títulos da nobreza escocesa. A cerimônia de coroação ocorreu em 2 de junho do ano seguinte, 1953. O príncipe Charles, de 4 anos, recebeu seu próprio convite especialmente ilustrado para ele, com soldados em marcha, trompetistas, um leão e um unicórnio, juntamente com muita folhagem verde e flores.

O convite oficial enviado ao restante dos 8 mil convidados apresentava um design muito mais simples e monótono.

Lucia Sweet

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Jornalista, fotógrafa e tradutora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *