8 de agosto de 2022
Colunistas Ligia Cruz

Petro, Hugo e Pablo

Chequei as informações sobre o fato de a foto ser uma montagem. Todos os veículos aqui no Brasil não me convenceram. Fui buscar no Colômbia Check e, de fato, há evidências de que a face do Petro foi colada de uma foto dele junto a Hugo Chávez. Personagens diferentes do mesmo naipe.

Contudo, foi muito proveitosa a busca e me deparei com vínculos entre o M-19 e o Cartel de Medellin, que não é novidade para muitas agências de notícias.

Em 1985, o M-19, grupo guerrilheiro colombiano, que tem um longo histórico de sequestros e atentados, fez um cerco ao Palácio de Justiça que vitimou mais de 100 pessoas. Dentre elas 12 juízes. No evento, um incêndio planejado reduziu a cinzas toda a documentação, processos etc. Tudo carbonizado.

O filho de Pablo Escobar, em entrevista, confirmou que seu pai pagou ao M-19 um milhão de dólares pelo atentado.

O chefe do Cartel não precisava que fizessem isso por eles. O narcotráfico colombiano assassinou juízes, políticos e até mesmo candidato a presidente. E o M-19 em seu tempo de atuação não deixou por menos. E esteve junto e misturado com os cartéis de drogas. Não dá para apagar o passado.

Então dizer que o novo presidente da Colômbia é um anjo de candura, que vai levar o povo ao paraíso, é tão fake quanto a foto.

Terrorista de direita ou esquerda é a mesma coisa. A indústria de checadores pode inventar outra.

O presidente “legalzinho” da Colômbia

https://colombiacheck.com/chequeos/foto-de-gustavo-petro-con-pablo-escobar-es-un-montaje

Jornalista, editora e assessora de imprensa. Especializada em transporte, logística e administração de crises na comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.