18 de maio de 2024
Colunistas Junia Turra

“Bloomsday”

Partiu Irlanda!!!

Dezesseis de junho, é o dia instituído na Irlanda para homenagear “Leopold Bloom”, o personagem protagonista de “Ulisses”, do escritor irlandês James Joyce.

Interessante é que no planetinha existe um único dia dedicado a um personagem de livro. Exatamente ! O personagem é Leopold Bloom!!!

O “Bloomsday” é comemorado na Irlanda com diversos eventos oficiais e não oficiais. E também em vários outros lugares, em várias línguas, por todos os que gostam da Literatura no patamar acima das obras inúteis cheias de frases feitas e mesmices.

No “Bloomsday” as comemorações relembram os acontecimentos vividos pelos personagens do livro “Ulisses” em dezenove ruas da cidade de Dublin.

Ulisses narra os acontecimentos vividos pelo personagem Leopold Bloom durante 19 horas do dia 16 de junho de 1904.

O autor James Joyce estabeleceu uma série de correspondências com a Odisseia de Homero, seja entre os personagens (Leopold Bloom e Ulisses; Molly Bloom e Penélope; Stephen Dedalus e Telêmaco) seja com referência aos acontecimentos narrados. A obra é considerada um dos marcos da literatura ocidental contemporânea.

Quando o “Bloomsday” começou de fato?

Dúvida cruel. Alguns especialistas garantem que foi em 1925 (três anos após o lançamento do livro). Outros afirmam que foi na década de 1940, logo após a morte de Joyce. A hipótese mais aceita indica que foi em 1954, na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em “Ulisses”.

Hoje o Bloomsday é uma efeméride (data inserida no calendário cultural) em vários países e não se restringe ao círculo de leitores da obra que tem aproximadamente 900 páginas.

No Brasil, poucos conhecem o autor irlandês.

A maioria dos “leitores” brasileiros gosta de frases feitas, mas se acham intelectuais, filósofos, jornalistas e formadores de opinião.

“Ninguém é coisa nenhuma… para aprender é preciso ser humilde… é breve nossa luxúria. Somos meros meios para essas pequenas criaturas em nós e a natureza tem fins diferentes de nós”.

Junia Turra

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Jornalista internacional, diretora de TV, atualmente atuando no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *