17 de outubro de 2026
Ilmar Penna Marinho Jr

A triunfal vitória no 2º turno

O Brasil nunca presenciou tamanho empenho em votar num 2º turno eleitoral, como o do próximo dia 25 de outubro para escolha do futuro Presidente da República.

É a hora do Basta! Depois de 3 anos e 10 meses de desgoverno federal e de desaceleração nacional nas atividades de produção, distribuição e consumo, além da crise na saúde, educação e segurança.

O Brasil vive abaixo da média dos países emergentes no combate à miséria, sendo que os governos do PT foram os que menos reduziram os índices de pobreza da história contemporânea brasileira.

O volume de dívidas das grandes empresas brasileiras, em situações críticas de recuperação judicial ou extrajudicial, alcançou os R$ 180 bilhões, o maior nível já registrado na história do pais.

Já o cenário político com a sua feroz bipolaridade e com a ativa mobilização das campanhas de dois históricos adversários, vive uma acirrada disputa pela escolha da 40ª presidência republicana.

O presidente Lula jamais deixou de ser o Lula das promessas descumpridas, como a de que “o povo voltaria a comer picanha e tomar cerveja baratas”. Produtos que sofreram altas com a inflação generalizada. dos alimentos.

O 2025 seria o “ano da colheita lulista. Virou o “ano da terra arrasada” pelo endividamento público nas alturas, juros estratosféricos, causando o aumento expressivo do custo de vida num avanço consistente de desaprovação popular, acima dos 51% negativos para reeleger Lula.

O Presidente reordenou a sua campanha eleitoral “abaixo do esperado” e se dedicou a oferecer “pacotes de bondade“, às custas do contribuinte.

Recriou uma estratégia no ambiente digital de ataques à família Bolsonaro e de intensas fake news para desacreditar o seu vitorioso oponente.

O candidato Flavio Bolsonaro, à frente 5% de Lula no 1º turno, vem consolidando a sua liderança e tem conseguido diminuir os focos de rejeição, angariando votos dos que não foram votar e dos indecisos no 1º turno.

A realidade é que Flavio 22, a cada dia cresce mais para desespero do PT.

Ilmar Penna Marinho Jr

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Advogado da Petrobras, jornalista, Master of Compatível Law pela Georgetown University, Washington.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.