16 de abril de 2024
Veículos

Test-drive com o Chevrolet Tracker Premier 2022

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

Há quase exato um ano atrás, testei – e postei aqui no blog a versão 2021, de lançamento, do Chevrolet Tracker Premier. Topo linha, completo e praticamente idêntico ao modelo 2022 que você vê nestas fotos. Com duas pequenas diferenças. A primeira, é que, este ano, foi adicionado ao carro um recurso de conectividade antes ausente: a possibilidade de usar os sistemas Android Auto e Apple Car Play sem a necessidade de usar um cabo. Prático. A segunda, e muito mais visível, é a cor. O belo azul metalizado daquele primeiro carro foi oferecido apenas na edição de lançamento e, infelizmente, não está mais disponível.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

No mais, o Tracker 2022 continua tendo como ponto alto o seu jeitão de “não-SUV”. Não no visual, pois ele tem o porte, com altura e espaço interno dignos de um bom utilitário esportivo compacto, ou seja, mais generosos do que o do carro hatch (no caso, o Onix) do qual é derivado. Mas sim na dirigibilidade, nas sensações ao volante.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

Se você não estiver fazendo uma curva especialmente fechada, a neutralidade e a pouca transferência de peso são dignas de nota para um modelo desse tipo. E, com um motor turbo 1.2 um pouco mais forte que o dos “irmãos” hatch e sedã (que trazem um 1.0 de 116cv e 16,8 kgfm sob os capôs), esse Tracker pode até ser mais divertido de guiar em boa parte do tempo.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

Vá lá que, com seus 133cv de potência e 21,4 kgfm de torque (com álcool) ele fique bem atrás de seu antecessor importado do México, que trazia o mesmo propulsor 1.4 turbo do Cruze, com 153cv e 24 kgfm. Só que, mais alto e algo xucro, o antepassado gringo não chegava nem perto do atual em termos de equilíbrio, suavidade e – algo importante nesses tempos de gasolina a mais de R$ 7 – consumo. Segundo o Inmetro, o Tracker é hoje o SUV Flex mais econômico do País e, na minha medição, em cerca de 350 km totais, obtive uma média de 13 km/litro, entre cidade com trânsitos e relevos variados e um curto bate e volta rodoviário de uns 80 km.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

Ajuda nessa conta o trabalho do câmbio automático de seis velocidades, que até permite trocas manuais por meio de um botão esquisitinho na alavanca de mudanças, mas com suas respostas sem muita pressa, não permite que se tenha uma tocada mais esportiva. Em parte por essa impossibilidade, em parte pelo próprio espírito mais suave do carro, a tendência é conduzi-lo de forma mais calma – e econômica.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

E aí o conforto também ajuda. A calibragem da suspensão – firme sem ser dura – e a densidade da espuma dos bancos fazem as imperfeições do caminho, salvo as mais catastróficas, passarem em branco. E, graças ao ótimo torque que o motor turbinado oferece já nos giros mais baixos, o silêncio impera a maior parte do tempo.

O clima zen ganha ainda mais colorido se o dia estiver ensolarado (mas não infernal) e você sair por aí com o teto panorâmico com sua forração interna aberta.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

No mais, essa versão “top” é muito bem servida de acessórios e recursos tecnológicos, trazendo de série coisas como controle de estabilidade e de tração, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), direção com assistência elétrica, alerta de colisão eminente com frenagem automática, indicação da distância do carro à frente, assistência para estacionamento, partida sem chave por botão, sistema start-stop para economia de combustível, ar condicionado digital, faróis full LED, assistente de partida em rampas, sensores de chuva e crepuscular e aquele dispositivo de Wi-Fi que permite a conexão com a internet para todos a bordo.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

Com sua produção sendo retomada por esses dias – ela ficou suspensa por muitos meses por falta de componentes eletrônicos – eu não estranharei se o Tracker voltar aos primeiros lugares de vendas em seu segmento, ou mesmo recuperar a liderança que chegou a ter no final do ano passado. Não sei se seria justo dizer que é o melhor de sua categoria, na qual concorre com outros bons modelos, como o T-Cross, da Volkswagen, o Jeep Renegade e o novo Hyundai Creta, mas não é exagero algum afirmar que, entre todos, ele é o mais equilibrado.

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

Chevrolet Tracker Premier 2022 – Ficha técnica (dados do fabricante, álcool/gasolina)

Motor

Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 1.2, 12 válvulas, comando duplo, turbo

Potência: 132/133cv @ 5.500 rpm

Torque 19,4/21,4 kgfm @ 2.000 rpm

Câmbio Automático de 6 marchas com tração dianteira

Direção Elétrica

Suspensão: Independente, McPherson na dianteira e com eixo de torção na traseira

Freios: Discos ventilados (diant.) e eixo de torção (tras.)

Rodas e pneus: 215/55 R17

Dimensões (metros): Compr.: 4,27, Largura: 1,79, Altura: 1,62, Entre-eixos: 2,57 m

Capacidades (litros): Tanque 44, Porta-malas 393

Peso: 1.271 kg

Garantia de 3 anos

Preço de carro igual ao deste post: R$ 138.500 (página do fabricante, setembro de 2021)

Chevrolet Tracker Premier 2022 em test-drive na Rebimboca

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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