PEUGEOT 9X8 Hypercar
Esse aí nas fotos é o novo hipercarro da Peugeot, criado especialmente pela montadora para competir no Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC), já a partir do ano que vem. Seu nome é Hypercar 9X8 e, segundo a empresa, ele nasce com a missão de suceder outros modelos de Endurance da marca, como o 905 e o 908, vencedores da categoria em Le Mans em 1992 e em 1993 e 2009, respectivamente.
PEUGEOT 9X8 Hypercar
Como é de se esperar, o carro traz propulsão híbrida, com um motor a combustão V6 bi-turbo de 2.6 litros de 680cv sobre o eixo traseiro, acoplado à transmissão caixa sequencial de 7 marchas; e um motor/gerador elétrico 200 kW (equivalentes a 272 cv) sobre o eixo dianteiro.
PEUGEOT 9X8 Hypercar
O carro foi construído de acordo com o novo regulamento LMH (Le Mans Hypercar), definido pela FIA e pelo ACO e que sucede à categoria dos LMP1, que deu maior flexibilidade para a aerodinâmica, favorecendo a inovação – o modelo não terá aerofólio traseiro, por exemplo.
PEUGEOT 9X8 Hypercar
As inovações se estendem ao interior, com um cockpit que, pela primeira vez, segue o padrão de cores e a identidade da marca, com ar futurista.
A Peugeot planeja disputar o Campeonato Mundial de Endurance FIA (WEC) de 2022 com dois carros.
Ficha técnica do Peugeot 9X8 (dados da fábrica)
Categoria: LMH – Le Mans Hypercar
Dimensões (mm): comprimento: 5.000, largura: 2.080, altura: 1.180, entre eixos: 3,045
Motorização:
Conjunto Peugeot HYBRID4 500KW, com tração nas quatro rodas
No eixo traseiro: Motor a combustão V6 2.6 litros bi-turbo, abertura a 90°, de 500 kW (680 cv.), acoplado à transmissão caixa sequencial de 7 marchas
No eixo dianteiro: Motor/gerador elétrico 200 kW (equivalentes a 272 cv).
Bateria: Alta densidade, 900 volts
Fonte: Blog Rebimboca
Jornalista, blogueiro e motorista amador.