Opções de híbridos e elétricos aumentam, preços (por enquanto) também

Começo o texto deste post com uma dúvida singela: no título, devo mencionar “os cinco modelos elétricos (acima) e híbridos mais baratos à venda no Brasil”, ou, sendo um mais sincero, usar “os cinco modelos menos caros”? Pois é, leitor amigo, ter um carro mais econômico e que polui menos ou quase nada ainda é um luxo para poucos. E não somente em nosso país, reconheça-se. A tendência, espera-se, é que, aos poucos, esse valor vá baixando, à medida a produção desse tipo de veículo ganhar escala. Ou seja, eles devem ficar mais baratos quando forem produzidos em massa – como já começa a acontecer na China, por exemplo.

Pensando bem, a rigor, por terem muito menos peças e componentes, os carros puramente elétricos deveriam – e provavelmente irão – custar proporcionalmente menos que os equipados com motores a explosão. Ainda na teoria, os modelos híbridos – que combinam os dois tipos de propulsão, a elétrons e a combustível – tenderiam a ser os de preço mais alto entre todos. Não é, claro, o que verificamos hoje em nosso mercado, onde os híbridos ainda custam, em média, menos que os elétricos (e oferecem, sempre, maior autonomia). Esperamos que, quando passarem a ser produzidos aqui no Brasil, haverá modelos realmente populares com emissão zero ao alcance de mais gente.

Mais incentivos, menos despesas

Além da óbvia economia nas despesas com abastecimento, no caso dos carros elétricos “puros”, o custo da manutenção é tremendamente menor na comparação com os colegas que queimam combustível, com menos revisões e trocas de fluidos e peças. Outras vantagens financeiras costumam vir de incentivos fiscais e estímulos governamentais – como na Califórnia, nos EUA, onde o estado literalmente paga parte do carro para você. Aqui, esse empurrão financeiro ainda está começando com iniciativas como a do estado de São Paulo que dá 50% de desconto no IPVA para elétricos que custem até R$150 mil – algo que, como você pode notar na lista logo abaixo, não se aplica a nenhum modelo oferecido no Brasil no momento. Como consolação, a prefeitura da capital paulista permite que os carros a baterias rodem nas ruas todos os dias, sem precisar respeitar o rodízio.

Os que custam menos

Recebi a relação a seguir do Antonio Azevedo, CEO da LogiGO, fornecedora de tecnologia automotiva para montadoras e antenado (por interesse e ofício) com o crescimento dos modelos “limpos” em nosso mercado. Na lista, além de nome e preço dos cinco veículos mais baratos em ambas as categorias, ele informa a autonomia de cada modelo. Nos elétricos, complementei a lista dele com mais alguns dados de performance.

Primeiro, os EVs, ou puramente elétricos:

JAC iEV20JAC iEV20 | divulgação

1 – JAC iEV20.

Preço: R$ 159.900,

Potência: 68 cv

Torque máximo 21,9 kgfm

Aceleração de 0 a 100 km/h em 16 segundos (0 a 50 km/h em 4,9s)

Velocidade máxima 116 km/h

Autonomia: até 400 km.

JAC iEV40JAC iEV40 | divulgação

2 – JAC iEV40

Preço: R$ 189.900

Potência: 115 cv

Torque máximo 25,5 kgfm

Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos

Velocidade máxima 130 km/h

Autonomia: até 300 km.

Renault ZoeRenault Zoe | divulgação

3 – Renault Zoe (R$ 204.990)

Preço: R$ 189.900

Potência: 135 cv

Torque máximo 25 kgfm

Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos

Velocidade máxima 140 km/h

Autonomia: até 385 km.

Chevrolet BoltChevrolet Bolt | divulgação

4 – Chevrolet Bolt

Preço: R$ 274.000

Potência: 203 cv

Torque máximo 36,7 kgfm

Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos

Velocidade máxima 145 km/h

Autonomia: até 416 km.

Nissan LeafNissan Leaf | divulgação

5 – Nissan Leaf

Preço: R$ 277.990

Potência: 149 cv

Torque máximo 32,6 kgfm

Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos

Velocidade máxima 144 km/h

Autonomia: até 389 km.

Agora, os modelos híbridos:

Toyota Corolla HybridToyota Corolla Hybrid | divulgação

1 – Toyota Corolla Hybrid (montado no Brasil),

Preço: R$ 142.640,00

Autonomia: 786 km

Toyota PriusToyota Prius | divulgação

2 – Toyota Prius

Preço: R$ 166.490,00

Autonomia: 812 km.

Toyota Rav 4 HybridToyota Rav 4 Hybrid | divulgação

3 – Toyota RAV4

Preço: R$ 221.491,00

Autonomia: 965 km

Lexus UX 250h Lexus UX 250h | divulgação

4 – Lexus UX 250h

Preço: R$ 238.505,00

Autonomia: 804 km

Volvo XC 40Volvo XC 40 | divulgação

5 – Volvo XC 40

Preço: R$ 235.435,00

Autonomia: 44 km no modo 100% elétrico e até 1.128 km no modo híbrido.

E aí, se animou?

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *