19 de abril de 2024
Veículos

Honda entra na era da direção semi-autônoma no Japão

Nesta sexta, dia 5 de março, no Japão, a Honda começa oficialmente a oferecer aos consumidores o modelo 2021 de seu sedã de luxo Legend, o primeiro da marca a vir com um pacote tecnológico chamado SENSING Elite, que o enquadra no nível 3 de direção autônoma – gradação que corresponde à capacidade de “direção autônoma condicionada em uma área limitada”, segundo a definição adotada na maioria dos países e que, na prática, permite que o veículo cuide da condução em vias expressas engarrafadas, por exemplo. Já presente, em maior ou menor escala em modelos de outras marcas – como Audi, VW, Mercedes e Volvo, por exemplo – por enquanto, a novidade da Honda está restrita ao mercado japonês – onde seu uso já foi autorizado pelas autoridades responsáveis pelo trânsito – e será vendido apenas pelo sistema de leasing.

Eis as principais funções e recursos do sistema:

-> Função Mãos Livres – Hands-off Function

Com o controle adaptativo de cruzeiro (ACC, do inglês Adaptive Cruise Control) acionado, em conjunto com outros dois sistemas – o LSF (Low Speed Follow, ou “regulador de baixas velocidades”, em tradução livre) e LKAS (Lane Keeping Assist System, um assistente para manter o carro dentro de sua faixa de rodagem) o carro “auxilia as operações de condução”, ainda que o motorista esteja com as mãos fora do volante.

-> Condução adaptativa em uma faixa – Adaptive in Lane Driving

Também ajuda a manter o carro na estrada e a uma distância prefixada em relação ao veículo que vai à frente.

-> Assistente de mudança de faixa ativa com função Hands-Off – Active Lane Change Assist e Active Lance Change

Quando ativada, função Adaptive in Lane Driving ajuda o motorista nas mudanças de faixa, bastando para isso que ative a seta e o sistema o auxilia na aceleração, desaceleração e na direção para a mudança de faixa sem que precise usar as mãos. O mesmo sistema é capaz de detectar um carro mais lento à frente, notificar o motorista e, se este acionar a seta, executar a ultrapassagem.

-> Assistente de engarrafamento – Traffic Jam Pilot

Com o Adaptive in Lane Driving acionado, quando o carro entra em um congestionamento, o sistema assume as manobras de aceleração, frenagem e direção, cuidando do que acontece em volta e liberando o motorista desse “incômodo”. Ele anda, para e mantém a distância em relação aos demais, enquanto o condutor procura algo mais interessante para assistir na tela de navegação. Pra que se estressar?

-> Assistência de parada de emergência – Emergency Stop Assist

Aqui, se o sistema autônomo avisar ao motorista para que retome a direção (com luzes, alarme e vibração) e não houver resposta imediata, o “robô” desacelera e para o carro na faixa mais lenta ou no acostamento da via. Além do próprio motorista, o sistema alerta aos dos outros carros que há um problema, com luzes de emergência e buzina.

Em breve na Europa e nos EUA

Todos esses recursos podem ser acionados e desligados segundo a vontade do motorista e há luzes que indicam seu funcionamento instaladas no volante, em frente ao carona (no painel sobre o porta-luvas) e no próprio painel de instrumentos, que muda de cor quando eles estão em operação. Além disso, o status de funcionamento desses sistemas e do carro, como um todo, podem ser acompanhados através de um monitor LCD de 12,3 polegadas, que é sensível ao toque e também serve para a entrada de comandos.

Embora ainda não tenha divulgado nada nesse sentido, é quase certo que, muito em breve, não somente o Legend como outros modelos da Honda com esses recursos passem a ser oferecidos em outros países – incluindo a Europa e os EUA, onde a montadora ocupa historicamente uma boa posição de mercado. Esse sistema depende basicamente de um bom sinal de GPS (ele usa o geoposicionamento para parte de suas “decisões” e manobras – e de estradas padronizadas, bem pavimentadas e sinalizadas – sem mencionar eventuais alterações na legislação nesse sentido.

A julgar pelo quadro atual e pelas perspectivas de médio prazo, aqui no Brasil, ainda vamos demorar um bom tempo para contar com esse tipo mais completo de direção assistida.

Fonte: Blog Rebimboca

Henrique Koifman

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

Jornalista, blogueiro e motorista amador.

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